dc.creator | Menezes, Vitor Peixoto | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T13:50:36Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T13:50:36Z | |
dc.date.issued | 2019-03-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19105 | |
dc.description.abstract | Ray tracing is an important technique for obtaining photo-realistic images. The basic algorithm
is well known and consists of tracing rays from a synthetic camera position by
calculating the color of objects colliding with the rays. The number of rays varies, but it is
usually proportional to pixel amount, which raises the complexity of ray tracing technique
because it deals with a large number of collisions between rays and objects. Therefore,
acceleration methods are required. Recently, proposed solutions changed the way that an
object is represented. These solutions use the signed distance field (SDF) to represent an
object. Thus, using a hierarchical signed distance fields approach, our work presents a new
manner of representing a static scene that is capable of decreasing the image generation
time. The algorithm introduces a pre-processing scheme that subdivides the scene and
stores it on disk for later use. Initially, each object must be transformed to a signed distance
field representation and after that, the hierarchy of the scene must be created and saved to
disk. During rendering, the previously generated structure is loaded from disk and used to
calculate the ray tracing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rendering | por |
dc.subject | Signed Functions | por |
dc.subject | Ray tracing | por |
dc.title | Ray tracing em tempo real usando hierarchical scene signed distance fields | por |
dc.title.alternative | Real time ray tracing usaing hierarchical scene signed distance fields | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O ray tracing é uma importante técnica para a obtenção de imagens foto-realísticas. O
algoritmo básico é bem conhecido e consiste em traçar raios a partir da posição de uma
câmera sintética calculando a cor dos objetos colididos com os raios. O número de raios
varia, mas normalmente é proporcional a quantidade de pixeis, o que eleva a complexidade
da técnica por se tratar de um grande número de colisões entre raios e objetos. Portanto,
métodos de aceleração são necessários. Recentemente, foram propostas soluções que
mudam o modo de representação de um objeto, fato inédito até então. Estas soluções utilizam
o signed distance fields (SDF) para representar um objeto. Deste modo, usando uma
abordagem hierarquizada de signed distance fields este trabalho apresenta uma nova maneira
de representar uma cena estática que é capaz de diminuir o tempo de execução da
geração da imagem. O algoritmo introduz um esquema que subdivide a cena por meio de
hash espacial e octree em uma etapa de pré-processamento e armazena-os em disco para
uso posterior. Inicialmente, cada malha trigonométrica da cena deve ser transformado para
uma representação signed distance fields e após isso, a hierarquia de toda cena deve ser
criada. Ao iniciar o modo de renderização, a estrutura previamente calculada é carregada
do disco e utilizada para renderizar a cena baseando-se nos algoritmos sphere tracing e
signed distance fields. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519764091092504 | por |
dc.contributor.referee1 | Stein, Benhur de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640320476003795 | por |
dc.contributor.referee2 | Comba, João Luiz Dihl | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0988994019537246 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5820758190481000 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |