dc.creator | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Franciscatto, Roberto | |
dc.creator | Shitsuka, Ricardo | |
dc.creator | Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T17:49:03Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T17:49:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Adriana Soares ... [et al]. Didática geral. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-8341-254-0 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19110 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computação | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.title | Didática Geral | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este livro apresenta uma visão crítica e teórica da prática docente e da vivência em sala de aula, bem como tem como proposta a compreensão da construção e a formação individual de cada docente dentro de um contexto de capacitação contínua. O texto foi organizado para dar suporte às questões didáticas no contexto escolar. Trata-se de um conteúdo organizado para facilitar a preparação para a prática docente. A disciplina Didática Geral deve estimular os estudantes, a fim de que busquem motivações para encontrar respostas às suas indagações, respaldadas e sistematizadas em procedimentos metodológicos pertinentes. Desta forma, apresentamos conceitos importantes, os quais serão utilizados no meio escolar. A disciplina, com carga horária de 60 horas, é dividida em seis unidades. A primeira unidade abrange os conceitos de Didática e Pedagogia, apresentando variáveis que tornam o ensino eficaz. A segunda unidade aborda o compromisso social do professor, relatando perspectivas educacionais. A terceira unidade apresenta como utilizar as estratégias para facilitar a aprendizagem e os fatores que interferem nesse processo. A quarta unidade discute como planejar o ensino e os níveis de planejamento que podem ser utilizados. A quinta unidade apresenta as estratégias de ensino e aprendizagem e, por fim, a sexta unidade desenvolve o tópico sobre avaliação da aprendizagem. Essa disciplina é importante para que você se aproprie dos conceitos e habilidades necessários para desenvolver a prática docente em sala de aula. Além disso, também irá auxiliá-lo no entendimento de outras disciplinas a serem estudadas no Curso de Licenciatura em Computação na modalidade de EaD, ofertado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – campus Frederico Westphalen – RS, no âmbito da UAB (Universidade Aberta do Brasil). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |