A inovação do modelo de negócio em Fintechs do Rio Grande do Sul
Resumo
As Fintech são organizações do tipo startups que fornecem serviços financeiros inovadores habilitados pelas tecnologias da Informação (Zavolokina et al., 2016). Esses novos negócios têm atraído bilhões em investimentos ao redor do mundo e levado o universo das Fintechs a crescer exponencialmente. Nesse sentido, a presente pesquisa procurou investigar o modelo e as estratégias de inovação do modelo de negócio das Fintechs do Rio Grande do Sul, assim como, as estratégias de inovação encontradas no trabalho de Caria (2017) - monetização de dados, foco centrado no cliente e ecossistema. Para atingir tais objetivos, adotou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com gestores, clientes e participantes do ecossistema de quatro Fintechs do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta foi construído com base em diversos autores, sendo os principais: Osterwalder e Pigneur (2010) e Caria (2017). Os principais resultados encontrados demonstram os elementos do framework do modelo de negócio de cada organização. Além disso, foi possível verificar através da análise das entrevistas e dos documentos que há quatro movas estratégias de inovação do modelo de negócio das Fintechs estudadas no presente trabalho. As estratégias que emergiram são: democratização dos serviços financeiros, transparência, foco em segmentos sub-atendidos e plataformas intuitivas. Como sugestão de pesquisas futuras, sugere-se a elaboração de estudos sobre as estratégias de inovação do modelo negócio encontradas no trabalho. Além disso, pode-se aumentar o número de organizações estudadas e replicar este estudo em Fintechs de outros estados brasileiros, com abordagens metodológicas distintas.
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