dc.contributor.advisor | Cechella, Claudio | |
dc.creator | Giuliani, Janaina Aires | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:59:36Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:59:36Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | Reading is the path to a great variety of information. The inability to learn how to read in the
first school years keeps the child away from the educational progress in other areas of school
curriculum. The knowledge of acquisition and development of reading abilities in children
favors the understanding of learning difficulties. This research was done aiming to investigate
and compare the elementary school 2nd and 3rd grades children’s performance in reading
single words, as well as analyze the strategy used by these children in reading. There were 53
children evaluated, 24 from 2nd grade and 29 from 3rd grade, being 28 male and 25 female
with average age between 8 and 10 years old. All children from the sample were submitted to
single word reading evaluation proposed by Salles (2001). At the end of the research, the
analysis of the obtained results allowed, among other conclusions, the following: the single
word reading evaluation permitted to analyze the reading accuracy and the characteristics of
the use of reading routes in the evaluated children; in the studied sample, despite the
preponderance of using the phonologicic route in the reading task some evidences of using the
lexical route were found that’s why both word reading routes were considered functional in
the evaluated children and the results found are in agreement with the indications found in the
consulted literature and characterize the typical reading development in early grades. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Rotas de leitura | por |
dc.subject | Modelos cognitivos de leitura | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva | por |
dc.title.alternative | Reading abilities in students from the 2nd and 3rd grades of the fundamental level: cognitive approach | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | A leitura é a via de acesso para uma grande variedade de informações. A incapacidade de
aprender a ler nos primeiros anos escolares mantém a criança afastada do progresso
educacional em outras áreas do currículo escolar. O conhecimento da aquisição e
desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças favorece a compreensão das
dificuldades do seu aprendizado. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar e
comparar o desempenho de crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental na
leitura de palavras isoladas, assim como analisar a(s) estratégia(s) usada(s) por estas crianças
na leitura. Foram avaliadas 53 crianças, 24 cursando a segunda série e 29 cursando a terceira
série, sendo 28 crianças do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades médias entre 8
e 10 anos. Todas as crianças da amostra foram submetidas à avaliação da leitura de palavras
isoladas proposta por Salles (2001). Ao final da pesquisa, a análise dos resultados obtidos
permitiu, entre outras, as seguintes conclusões: a avaliação da leitura de palavras isoladas
permitiu analisar a precisão de leitura e as características de uso das rotas de leitura nas
crianças avaliadas; na amostra estudada, apesar do predomínio do uso da rota fonológica na
tarefa de leitura foram constatadas evidências do uso da rota lexical, razão pela qual ambas as
rotas de leitura de palavras foram consideradas funcionais nas crianças avaliadas. Os
resultados encontrados são concordantes com os referenciais encontrados na literatura
consultada e caracterizam o desenvolvimento típico da leitura nas séries iniciais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |