Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJaeger, Angelita Alice
dc.creatorGirard, Emilene da Silva
dc.date.accessioned2016-07-19T14:46:25Z
dc.date.available2016-07-19T14:46:25Z
dc.date.issued2006-01-23
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1915
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2006.por
dc.description.abstractNowadays, the body has gained notability in our society, and it is, in several areas, an object of study. In this work, it is broached as a cultural and social construction which is continually changing, being influenced by different social factors as race, sexuality, social position and style. About the last, I understand to be the characteristics that construct men and women from their cultural relations. In such case, my objective was to analyze the style representations that construct the bodies of girls within 8 and 12 years old of Lar de Joaquina School in Santa Maria, Rio Grande do Sul. This research has an ethnographic feature and demanded my introduction in the investigated context, following the facts and getting closer to the twenty-four girls who were participating in an extension project of CEFD/UFSM. The research happened during the years 2004 and 2005, in two distinct moments. At first, my instruments of data collection were the participating observation and the field diary, and some months later I verified that the girls constructed the representations from their school, their family and the television. Thus, I proposed a second moment with the intention of making deeper the knowledge about such representations, making use of the participating observation and two semi-structured interviews made with seventeen girls. From this point, it was possible to perceive the representations emerged in each one of the three sources. In this manner, representations made at school are around the polite girl who behaves delicately and subordinate to the doctrine and rules of school and society, and the talented woman, who makes manual labor, such as crochet, embroidery, knitting, and basketry, is also motivated. The family constructs the representation of a housewife, with the girls taking care of the family by housekeeping, as washing dishes and clothes, sweeping, cooking, and taking care of the younger. In this space, the delicate, discreet and straight- behaved representation of a woman is also constructed. The representation of a beautiful, welldressed woman trying to imitate her favorite singers and actresses can be perceived trough television. So, the conclusion is that style representations that construct the bodies of these girls are composed by a mixture of housekeeping, good behavior, and the pursuit of esthetic beauty showed by television and accepted as a pattern.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMeninaspor
dc.titleRepresentações de gênero que constroem os corpos das meninas do Lar de Joaquinapor
dc.title.alternativeStyle representations that construct the bodies of the girls at Lar de Joaquinaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO corpo hoje ganha destaque em nossa sociedade, e é objeto de estudo em várias áreas. Nesse trabalho, ele é visto como uma construção cultural e social que está em constante mudança, sendo influenciado por diferentes fatores sociais como raça, sexualidade, classe social e gênero. Sobre o último, compreendo ser as características que constroem homens e mulheres a partir de suas relações culturais. Assim, objetivei aqui analisar as representações de gênero que constroem os corpos de meninas de 8 a 12 anos da Escola Lar de Joaquina da cidade de Santa Maria, RS. Esta pesquisa tem caráter etnográfico e exigiu que estivesse inserida no contexto investigado, acompanhando os fatos e aproximando-me das 24 meninas que participavam de um projeto de extensão do CEFD/UFSM. A pesquisa aconteceu durante os anos de 2004 e 2005, em dois momentos distintos. No primeiro, utilizei como instrumentos de coleta de dados a observação participante e o diário de campo, após alguns meses constatei que era a partir da escola, da família e da televisão que as meninas construíam as representações. Assim, realizei um segundo momento que objetivou aprofundar o conhecimento sobre essas representações, utilizando a observação participante e duas entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com 17 meninas. A partir disso, foi possível apreender as representações que emergem em cada uma das três fontes. Desse modo, na escola elabora-se representações em torno da menina educada que se comporta de maneira delicada e submissa aos ensinamentos e às normas da escola e da sociedade, e também incentiva-se a representação da mulher “prendada”, que pratica trabalhos manuais como crochê, bordado, tricô e cestaria. A família constrói a representação da mulher dona de casa, onde as meninas cuidam da família através de trabalhos domésticos como lavar roupa e louça, varrer, cozinhar e cuidar dos mais novos. Nesse espaço, também se constrói a representação da mulher que se comporta de maneira correta, discreta e delicada. Através da televisão percebe-se a representação da mulher bonita, bem arrumada e que cuida do corpo tentando imitar suas cantoras e atrizes preferidas. Desse modo, concluiu-se que as representações de gênero que constroem os corpos dessas meninas são constituídas por um misto de trabalho doméstico, bom comportamento e busca pela beleza estética mostrada pela televisão e aceita como padrão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples