Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorGarbini, Fernanda Zanette
dc.date.accessioned2016-07-19T15:06:02Z
dc.date.available2016-07-19T15:06:02Z
dc.date.issued2007-11
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1917
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractWhen analyzing the effective educational conjuncture, is observed that the proposal pedagogical of Popular Education is an alternative for overcoming of the severely criticized traditional education in the present time. Associate with this new perspective of the process of knowledge construction that if extends and objective the formation of educating in its totality, verifies itself that the Inclusion of the pupils with educational necessities special in regular schools also is an increasing process and comes to the meeting of the process of social inclusion and valuation of the diversity human being. The present objective study to establish the relation between the Popular Education and the Inclusion of the pupils with educational necessities special, adopting as methodology a bibliographical revision in pertinent literature in the area, associated a hermeneutic fenomenal study analysis. From the information critical analyzed, it was observed narrow existing relation between Popular Education and the Inclusion, a time that both prioritize the social inclusion of the students, informing them for the full exercise of the citizenship, besides contributing for eradication of the discrimination of the different one.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleEstudo do contexto educacional atual e proposta pedagógica da educação popular: sua relação com educandos com necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeStudy of pedagogical the current educational context and proposal of the popular education: its relation with educandos with educational necessities specialeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoAo analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que a proposta pedagógica de Educação Popular é uma alternativa para superação da educação tradicional severamente criticada na atualidade. Associada com esta nova perspectiva do processo de construção de conhecimento que se amplia e objetiva a formação do educando na sua totalidade, verifica-se que a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em escolas regulares também é um processo crescente e vem ao encontro do processo de inclusão social e de valorização da diversidade humana. O presente estudo objetiva estabelecer a relação entre a Educação Popular e a Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, adotando como metodologia uma revisão bibliográfica na literatura pertinente na área, associada á uma análise fenomenológica hermenêutica. A partir das informações criticamente analisadas, observou-se a estreita relação existente entre Educação Popular e a Inclusão, uma vez que ambas priorizam a inclusão social dos educandos, instrumentalizando-os para o pleno exercício da cidadania, além de contribuir para erradicação da discriminação do diferente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples