O papel da memória na produção ficcional de Edgar Allan Poe
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar como o conceito de memória entranha-se na produção ficcional do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849). A ideia central da análise é a memória como elemento coesivo entre arquivo pessoal e Literatura. Neste sentido, o autor literário utiliza a memória como um componente do processo cognitivo envolvido na criação de obras ficcionais e a insere no arquivo pessoal através destas obras. Para explorar a questão, a fundamentação teórica selecionada ancora-se na pesquisa em artigos e livros cuja temática está em três pilares: arquivo pessoal, aspectos literários e estudos sobre memória. Para cumprir o objetivo, o entrelaçamento de estudos sobre memória e a análise literária dos contos “A queda da casa de Usher”, “Berenice”, “Ligeia”, “O poço e o pêndulo” e “William Wilson”, além de “capítulo II” do romance “A narrativa de A. Gordon Pym”, é utilizado. Como resultado, constatou-se a transposição de características físicas e psíquicas e de memórias pessoais de Poe como um homem que viveu em depressão e na solidão em sua obra, tornando-se o mestre do terror no cânone literário universal.
Collections
- TCC Arquivologia [80]
The following license files are associated with this item: