Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonsi, Andre Zanki
dc.creatorDias, Alessandro Aquino
dc.date.accessioned2019-12-20T14:46:09Z
dc.date.available2019-12-20T14:46:09Z
dc.date.issued2019-07-03
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19202
dc.description.abstractThe purpose of this undergraduate thesis is to analyse how Edgar Allan Poe (1809-1849) deals with the concept of memory within his fictional production. The key idea for the analysis is the evaluation of memory as a cohesive element between archives and Literature. In this regard, it is a component from the cognition involved in the creation of fictional narratives. Through this, memory is embodied in these narratives. In order to solve this issue, the selected theoretical foundation is composed by articles and books which basis is on the tripod archives, literary aspects and studies on memory. For this purpose, the interlacing between studies on memory and literary analysis from the short stories “The Fall of the House of Usher”, “Berenice”, “Ligeia”, “The Pit and the Pendulum” and “William Wilson”, as well as “Chapter II” from the novel “The Narrative of Arthur Gordon Pym”, is applied. The outcome of this analysis pointed out the transferring physical and psychological characteristics and personal memories of Poe as a man who lived in depression and solitude to his own works, contributing to characterize him as the master of terror in the universal literary canon.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArquivo pessoalpor
dc.subjectEdgar Allan Poepor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectArchiveseng
dc.subjectEdgar Allan Poeeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleO papel da memória na produção ficcional de Edgar Allan Poepor
dc.title.alternativeThe memory’s role in Edgar Allan Poe’s ficcional productioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationArquivologiapor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como o conceito de memória entranha-se na produção ficcional do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849). A ideia central da análise é a memória como elemento coesivo entre arquivo pessoal e Literatura. Neste sentido, o autor literário utiliza a memória como um componente do processo cognitivo envolvido na criação de obras ficcionais e a insere no arquivo pessoal através destas obras. Para explorar a questão, a fundamentação teórica selecionada ancora-se na pesquisa em artigos e livros cuja temática está em três pilares: arquivo pessoal, aspectos literários e estudos sobre memória. Para cumprir o objetivo, o entrelaçamento de estudos sobre memória e a análise literária dos contos “A queda da casa de Usher”, “Berenice”, “Ligeia”, “O poço e o pêndulo” e “William Wilson”, além de “capítulo II” do romance “A narrativa de A. Gordon Pym”, é utilizado. Como resultado, constatou-se a transposição de características físicas e psíquicas e de memórias pessoais de Poe como um homem que viveu em depressão e na solidão em sua obra, tornando-se o mestre do terror no cânone literário universal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto