Mostrar registro simples

dc.creatorBagatini, Gabriela Zucki
dc.date.accessioned2019-12-26T15:26:36Z
dc.date.available2019-12-26T15:26:36Z
dc.date.issued2019-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19231
dc.description.abstractThe present study aims to present a continuous formation for the area of Physical Education, in the dialectical area between Teacher and Human Formation. The study is based on the materialistic dialectic, from the categories of analysis: Continued Formation, Teacher Training and Human Formation. Taking into consideration our study, based on Continuing Education in Physical Education, the particular is a Teacher Training Teacher, and the universal is a Human Formation. Along with the materialistic dialectic, it uses the chapters of our study, the state of the art. After an analysis of the articles, there is some research on knowledge production on the subject. In many cases, continuing education training aims to provide continuing education, but is not considered as a working condition of teachers. None of the articles considers a Human Teacher Training in the Continuing Formation Process. In the categories of analysis, we highlight the Human Formation related to culture, since all culture is a historical and social construction. The Teacher Training stands out through the work of the teacher, therefore, no human process becomes human, and work is the main mediator. We can infer that a Continued Formation in the relation between Formation and Teacher Formation for an area of Physical Education is one that understands the teacher in his singularity, particularity and universality. Understanding the teacher as a synthesis of multiple disciplines becomes necessary in the development of a continuous formation process, so that it is a qualitative tournament for an education and for a human formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectContinuous formationeng
dc.subjectHuman formationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleFormação continuada em educação física: uma análise a partir das categorias formação humana e formação docentepor
dc.title.alternativeContinuing training in physical education: an analysis from the categories human training and teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar a Formação Continuada para a área da Educação Física, pautado na relação dialética entre Formação Docente e Formação Humana. O estudo fundamenta-se na dialética materialista, a partir das categorias de análise: Formação Continuada, Formação Docente e Formação Humana. Levando em consideração nosso estudo, e com base na Formação Continuada para professores de Educação Física, explicamos essa tríade da seguinte forma: o singular significa a Formação Continuada em Educação Física, o particular é a Formação Docente do professor, e o universal é a Formação Humana. Junto com a dialética materialista, utilizamos em um dos capítulos do nosso estudo, o estado da arte. Após a análise dos artigos, consideramos que há um limite na produção do conhecimento sobre o assunto Formação Continuada. Em muitos casos, a Formação Continuada sugere somente que os professores busquem essa formação como forma de continuar os estudos, mas não consideram as condições de trabalho deles. Nenhum dos artigos considera a Formação Humana do professor no processo de Formação Continuada. Nas categorias de análise, destacamos a Formação Humana relacionada com a cultura, visto que, toda cultura é uma construção histórica e social. A Formação Docente se destaca através do trabalho do professor, portanto, no processo do ser humano tornar-se humano, o trabalho é o principal mediador. Podemos inferir que uma Formação Continuada pautada na relação entre Formação Humana e Formação Docente para a área da Educação Física, é aquela que compreende o professor na sua singularidade, particularidade e universalidade. Entender o professor enquanto síntese de múltiplas determinações torna-se necessário no entendimento e desenvolvimento de um processo de Formação Continuada, para que esta se torne verdadeiramente, um salto qualitativo para a educação e para a Formação Humana.por
dc.contributor.advisor1Souza, Maristela da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685329921498975por
dc.contributor.referee1Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2344138672288053por
dc.contributor.referee2Morschbacher, Márcia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5642933732629148por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347633346950694por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International