Ar/fogo/terra/água – um mergulho temporal em videoperformance
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa poética em Artes Visuais, no campo da
Arte e Tecnologia. Tem a videoperformance como objeto, e investiga o tempo como
temática. Para tal investigação, apresenta os elementos ar, fogo, terra e água como
poética, e estes são explorados nas videoperformances. Em sua metodologia,
explora o ato de caminhar por lugares desconhecidos como processo de criação
artística, bem como o método cartográfico. Inicialmente, trata do processo de
criação, no qual foram realizadas imersões em cinco cidades distintas, com
captações em vídeo, e os apresenta sem edições. Entre registros escritos e
fotográficos, explora a caminhada como processo de criação. Ainda, traz duas
videoperformances iniciais, em que busca relacionar o tempo com os elementos
água e ar. Posteriormente, faz um levantamento sobre o contexto da videoarte e da
videoperformance e seu surgimento no Brasil. Discorre sobre o encontro desta
pesquisa com a videoperformance e os quatro elementos, apresentando cinco
videoperformances desenvolvidas sem cortes, em que relaciona questões subjetivas
sobre o tempo através dos elementos terra e fogo. Tece ligações com artistas da
performance e da videoperformance: Richard Long, Marina Abramovic, Tunga,
Minoosh Zomorodinia, Noara Quintana e Andressa Cantergiani. Finalmente,
apresenta as relações temporais através das edições dessas performances,
relacionando essas temporalidades ao conceito de duração de Henri Bergson.
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