Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorColussi, Eliane de Avila
dc.creatorFerreira, Cádia Carolina Morosetti
dc.date.accessioned2019-12-30T12:17:33Z
dc.date.available2019-12-30T12:17:33Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19236
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph, which presents a final work for Undergraduate Studies in Educational Management – EaD – from Federal University of Santa Maria and discussed about concepts and practices of the managers where it was possible to understand what bullying means and how it expresses itself in school environment. This study also wants to understand and investigate the challenges that the school management is to diagnose and combat bullying in private and public schools. It is a descriptive qualitative research, a case study, the data were collected through a questionnaire with eleven open questions related to bullying, aiming to identify and combat such violence within the school. From several inquiries about the bullying phenomenon in school sometimes was identified by education professionals as something that is part of the moment, sometimes it’s not identified. Bullying is characterized by acts of physical or moral violence in order to intimidate or assault, causing harm to their victims. Usually spread silently among those who are involved where the managers must mobilize themselves, as well as investment in training, the school community awareness, strengthening of values such as friendship, solidarity and respect.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBullyingeng
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDiagnosiseng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleBullying: uma brincadeira sem graça no contexto escolar - desafios para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeBullying: a play in school context bland - challenges for the management educationaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia, pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD da Universidade Federal de Santa Maria e problematizou sobre as concepções e as práticas dos gestores, onde foi possível compreender o que significa e como se manifesta o bullying no ambiente escolar. Objetiva compreender e investigar os desafios que a gestão escolar encontra para diagnosticar e combater o bullying em escolas da rede particular, pública federal e pública estadual de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso, onde a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, com onze perguntas abertas, referentes ao bullying, visando apontar e combater essa violência dentro da escola. A partir das diversas indagações sobre o fenômeno bullying na escola, por vezes foi identificado pelos profissionais de educação como algo que faz parte do momento, outras vezes nem é identificado. Bullying é caracterizado por atos de violência física ou moral, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando danos às suas vítimas. Costuma se espalhar silenciosamente entre os envolvidos devendo assim, haver mobilização dos gestores, além de investimento em capacitação, conscientização da comunidade escolar, fortalecimento de valores como a amizade, solidariedade e respeito.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto