Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorFoletto, Bruna Aparecida
dc.date.accessioned2019-12-30T13:20:45Z
dc.date.available2019-12-30T13:20:45Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19238
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph entitled "School Management and the participatory process of the family in the process of teaching/learning ", presents a field research held in three schools the municipal teaching network of Arroio do Tigre, RS. The work covers questions regarding the participation of parents in the teaching/learning process, what are the influences and the importance this participation in school performance. Also, highlights the important role of the school manager as the basis of integration between all those involved in the school educational process. We emphasize that the good school manager is one that unites the school community, that through dialogue can open doors for a quality education and committed with the welfare all that are part this community. It was used as research tool, a questionnaire consisting of six issues related to school management and the participation of families in the school environment. Through the answers obtained, we have come to the conclusion that school failure is directly linked to the failure of the family, When parents missing with its commitments we found cases of indiscipline and learning difficulties. On the other hand we see schools committed to building a supportive environment where parents, students and administrators form a community willing to break barriers to achieve a quality education based on respect and dialogue.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleGestão escolar e o processo participativo da família no processo ensino/aprendizagempor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia intitulada “Gestão Escolar e o Processo Participativo da Família no Processo de Ensino/Aprendizagem”, apresenta uma pesquisa de campo realizada em três escolas da rede municipal de ensino de Arroio do Tigre, RS. O trabalho aborda questões referentes à participação dos pais no processo ensino/aprendizagem, quais as influências e a importância dessa participação no rendimento escolar. Também, destaca o importante papel do gestor escolar como a base da integração entre todos os envolvidos no processo educacional escolar. Ressaltamos que o bom gestor escolar é aquele que une a comunidade escolar, que através do diálogo consegue abrir portas para uma educação de qualidade e comprometida com o bem estar de todos que fazem parte desta comunidade. Utilizou-se como instrumento de pesquisa, um questionário composto por seis questões referentes à gestão escolar e a participação das famílias no ambiente escolar. Através das respostas obtidas, chegamos à conclusão que o fracasso escolar está diretamente ligado ao fracasso da família, quando os pais faltam com seus compromissos encontramos os casos de indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Por outro lado observamos escolas empenhadas em construir um ambiente favorável onde pais, alunos e gestores formam uma comunidade disposta a romper barreiras para alcançar uma educação de qualidade baseada no respeito e no diálogo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto