A escola e a família no processo de construção da cidadania
Resumen
O objetivo deste trabalho monográfico foi pesquisar ações que poderão ser
desenvolvidas na escola pesquisada para haver maior participação da família no
processo de socialização, interação e desenvolvimento integral do educando com o
tema A escola e a família no processo de construção da cidadania. Destaca que a
tarefa principal da participação na escola é minimizar os problemas de
aprendizagem e deve ser compartilhado entre todos e, acima de tudo, com a família,
no comprometimento dos pais com a escola, onde seu papel é estimular a criança
em seu desenvolvimento cognitivo. A finalidade deste estudo situa-se na reflexão
sobre uma abordagem pedagógica entre família e escola, para a contribuição da
auto eficácia no processo de aprendizagem do aluno. Não cabe apenas a escola a
responsabilidade de reformular os valores e tomar decisões que possam interferir na
tentativa de organizar, de normatizar e decidir os rumos da escola, mas também
cabe aos pais conduzirem seus filhos a uma educação pautada nos valores do
respeito aos outros na compreensão da teia dinâmica do desenvolvimento de
práticas comportamentais conscientes. Portanto, é no universo escolar que as novas
experiências fluem contribuindo para estimular as mudanças de atitudes. Os
resultados obtidos apontam que a gestão democrática está buscando metas de
melhoria do processo ensino aprendizagem, mas não depende apenas da escola, é
uma tarefa de todos, pais, gestores, professores, alunos e toda a comunidade
escolar. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa
com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de
questionário aos professores, gestores e pais.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: