A gestão escolar diante do preconceito na escola
Resumo
O presente trabalho, intitulado “A gestão escolar diante do preconceito na escola”. tem como objetivo geral Identificar os tipos de preconceitos existentes nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, Colégio Nossa Senhora das Graças e EMEF Presidente Vargas. Busca-se através do processo da pesquisa detalhada acima, atingir objetivos específicos como: Verificar qual é o papel do gestor escolar diante do preconceito, identificar os prejuízos relacionados à aprendizagem que o preconceito pode causar, e apontar ações realizadas pelos gestores escolares (direção e professores) para erradicar o preconceito no âmbito escolar. Fundamenta-se a possibilidade de efetuar uma análise sobre cada concepção, verificando como o gestor pode auxiliar a instituição a atingir seu objeto de estudo no processo de aprendizagem. Chega-se a algumas aproximações como a importância do gestor ter uma visão interdisciplinar, sabendo aproveitar as diferenças para enriquecer o aprendizado, buscar possíveis soluções e aplicá-las criando condições favoráveis para o alcance do respeito ao outro pelo grupo pertencente à instituição escolar. Espera-se que o gestor disponha-se a refletir sobre a importância do seu papel mediador na instituição comprometendo-se com a mudança. No primeiro momento esta pesquisa é de natureza bibliográfica, embasada em obras selecionadas, lidas e a analisadas, logo se realizou uma pesquisa qualitativa, sendo utilizado como aparato metodológico um questionário aplicado às escolas acima mencionadas. Na sequência os resultados da investigação através dos quais afirmar-se que o preconceito está em todas as escolas pesquisadas e entre as instituições o preconceito racial obteve maior ênfase, seguido do preconceito físico. Inclusive essas atitudes de preconceito trazem problemas para a aprendizagem dos estudantes. Acredita-se que é possível, através de estudos e práticas pedagógicas anti-preconceituosas, mediar “aprendizagens significativas”, acreditando, compreendendo as diferenças, sendo persistente e amando o que se faz.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: