dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Garlet, Daiane | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T12:58:45Z | |
dc.date.available | 2016-07-21T12:58:45Z | |
dc.date.issued | 2009-12-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aims to carry out further analysis of the theme: democratic management
and school boards. Program hopes to provide the reader with a weighting of the role
of the school manager and associated bodies such as School Boards, Circles of
parents and teacher, student regarding the theory and practice, their competence in the
face of problem situations and changes in education sector. In this paper references
the task and the challenge of assisting in the implementation of democratic
management in the public schools, especially in the Elementary School Teacher
Candida Zasso, located in the municipality of Palma Nova, Brazil. The method
employed a qualitative approach and the literature. For only thus can answer the
question object of this work: how school councils and associated bodies can
contribute to democratic management in school? It is observed that the
implementation of democratic management in Brazilian schools is not yet a reality,
but that accomplishment can be achieved if the school opens its doors to community
involvement in developing its goals, reflection of content and definition what school
you want. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Representação da comunidade escolar | por |
dc.title | Reflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democrática | por |
dc.title.alternative | Reflections on the boards school as democratic management strategies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Com este trabalho objetiva-se a realização de uma análise mais aprofundada do
tema: gestão democrática e conselhos escolares. Almeja-se proporcionar ao leitor
uma ponderação quanto ao papel do gestor escolar e dos órgãos colegiados como
os Conselhos Escolares, Círculos de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis no que se
refere a teoria e prática, as suas competência diante das situações problemas e
mudanças no setor educacional. A proposta deste trabalho referencia o
compromisso e também o desafio da auxiliar na implantação de uma gestão
democrática nas escolas públicas, em especial na Escola de Ensino Fundamental
Professora Cândida Zasso, localizada no município de Nova Palma, RS. O método
utilizado empregou a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica. Pois somente
assim pode-se responder ao questionamento objeto deste trabalho: de que forma os
conselhos escolares e órgãos colegiados podem contribuir para uma gestão
democrática na escola? Observa-se que a implantação da gestão democrática nas
escolas brasileiras ainda não é uma realidade, mas que essa efetivação pode ser
alcançada se a escola abrir suas portas para a participação da comunidade na
elaboração de seus objetivos, metas, na reflexão dos conteúdos e definição de que
escola se quer. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |