Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira
dc.creatorGuisolfi, Cleci Farezin
dc.date.accessioned2016-07-21T13:39:22Z
dc.date.available2016-07-21T13:39:22Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1928
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractIn this monographic study entitled Management of The School Organization aims at understanding how the school manager is characterized facing the changes of a globalized world.The subject in question tries to enclose the challenges of the manager in order to promote the participation of the school community segments in the school action. From this theoretical research, founded in authors who discuss this practice and contribute to the furthering of the studies of the empiric recurrent to be carried out with teachers and managers of schools of a given town on the qualitative focus, there is the need of the manager’s qualification in order for him to promote democracy in school. He still has to have the features of a quality management, conviction, competence and great challenges in order for the changes to take place, and also for all the citizens to be included at school and in the community as active participants in the building of their knowledge. Sharing this management with the community, the school gets stronger and safer on its actions day by day. It keeps building appropriate solutions to needs and conquering trust and reliance of the other community institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectComunidadepor
dc.titleGestão democrática na organização escolarpor
dc.title.alternativeManagement democratic of the school organizationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoNeste estudo monográfico intitulado como Gestão Democrática na Organização Escolar tem por objetivo, analisar a problemática enfrentada na trajetória pedagógica, nas interações docentes e discentes, tendo em vista, as contradições entre a teoria pedagógica e a prática. O tema em pauta propõe compreender os desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da comunidade escolar nas ações da escola. A partir do aprofundamento teórico fundamentado em autores que discutem essa prática e que venham a contribuir para o aprofundamento dos estudos do recorrente empírico a ser realizado, com professores e gestores de escolas de um determinado município, no enfoque qualitativo. Há a necessidade da qualificação do gestor para que este seja capaz de promover na escola a democracia. Ainda, registra as características de uma gestão de qualidade, convicção, competência e grandes desafios para que as mudanças possam acontecer, de maneira que todos os cidadãos sejam incluídos na escola e na comunidade como participantes ativos na construção de seus saberes. Partilhando a gestão com a comunidade, a escola fica cada vez mais forte e segura de suas ações, vai buscando soluções adequadas a necessidades e conquistando confiança e credibilidade dos demais setores da sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples