Gestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantil
Resumo
Este trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise interferir e organizar um espaço/tempo de formação em contexto, as professoras e equipe gestora de uma escola de educação infantil do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, para qualificar a prática pedagógica. O trabalho surge a partir da necessidade das professoras da escola, pois até o momento não havia um espaço/tempo específico para estudo e reflexão das práticas pedagógicas realizadas neste contexto educacional. Para efetivar este trabalho, foi marcado um encontro para diálogo e negociação sobre a importância deste trabalho, com o Secretário Municipal de Educação. Diante dos argumentos apresentados, foi organizado um espaço/tempo, dentro da carga horária dos professores para a realização deste trabalho. A partir deste, teve início o estudo e reflexão da prática pedagógica realizada na escola de educação infantil pesquisada. Este estudo desenvolve-se com base no diagnóstico da realidade, pesquisa bibliográfica e aprofundamento de estudo sobre os fundamentos da Educação Infantil, em documentos legais e aportes teóricos. As reflexões realizadas a partir da conquista deste espaço, através dos encontros de estudo das professoras, possibilitou pensar sobre a gestão do trabalho pedagógico, realizado com as crianças na escola de Educação Infantil. Com isso, foi possível perceber que o processo de mobilização e qualificação pedagógica pode acontecer com o grupo de professoras, pois todos são responsáveis por uma educação de qualidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: