Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorGonçalves, Adriane Fátima Pires
dc.date.accessioned2016-07-21T13:51:02Z
dc.date.available2016-07-21T13:51:02Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis thesis aimed to analyze the opinions of headmasters, teachers, staff, the school community and students about the democratic management regarding the understanding of this concept, the family involvement in school and the Elementary School São João Batista, in São Leopoldo/RS political pedagogical project as well as its school regulations. The main authors who have supported this study were Libâneo, Luck and Lukesi on democratic management, Caldart and Freire on popular education. The research was characterized as descriptive qualitative. It involved the PPP and the school regiment document analysis and semi-structured interviews with the headmaster, two teachers, two staff members, two school community representatives and two students. The interviews analyzes was done based on the information description and triangulation. The main considerations show: (1) the headmaster’s, the teachers’, the staff members’, the students’ and the school community’s involvement facilitate and evidence the space “School” as a popular democracy generator, and, (2) The school has characteristics of a democratic administration. Therefore, one can conclude that participation is mediated by the relations that exist within the space “School” among all participants involved, who evidence being aware of the popular participation and democratic management theme, and prove its importance to improve and qualify education and democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleEscola: espaço de participação popular e da gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool: space and popular participation democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao entendimento desse conceito, participação da família na escola e projeto políticopedagógico e regimento escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, de São Leopoldo/RS. Os principais autores que deram sustentação a este estudo foram Libâneo, Luck e Luckesi sobre gestão democrática; Caldart e Freire para a educação popular. A pesquisa caracterizou-se como descritiva qualitativa. Envolveu a análise documental do PPP e do Regimento Escolar e entrevistas do tipo semi-estruturada com a diretora, dois professores, dois funcionários, dois representantes da comunidade escolar e dois alunos. A análise das entrevistas foi a partir da descrição e triangulação das informações. As principais considerações apontam: (1) O envolvimento do gestor, professores, funcionários, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o espaço “Escola” como gerador da democracia popular; e, (2) A escola apresenta características de uma gestão democrática. Portanto, pode-se concluir que a participação é mediada pelas relações que existem dentro do espaço “Escola” entre todos os participantes envolvidos, que evidenciam ter conhecimento sobre o tema participação popular e gestão democrática, e comprovam sua importância para melhorar e qualificar a educação e a democracia.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples