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dc.contributor.advisorDorr, Andrea Cristina
dc.creatorRaimondi, Elizete
dc.date.accessioned2020-01-07T15:01:43Z
dc.date.available2020-01-07T15:01:43Z
dc.date.issued2016-08-26
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19309
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe challenge of education is to think of education for all. Not enough access and retention of students in school. There needs to be successful, there must be learning. The ultimate goal is to understand the process of curriculum development and knowledge, from the unveiling of the local reality and its questioning based on democratic management, with a view to a significant learning to improve the quality of education, by conducting anthropological studies. curriculum development as a movement that must move with the school in order to value the local context, the diversity of knowledge brought by the child, adolescent and young, a dialogue between common sense - starting point of the educational process - and systematized knowledge. A pedagogical political exercise that is feasible through the actions of individuals and the educational community. It is necessary to discuss what should be taught in school and incorporate in the curriculum documents and educational practices the knowledge of groups historically excluded or marginalized contemplating human diversity, social, cultural and economic society, overcoming discrimination and making effective social inclusion.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleA importância da pesquisa socioantropológica na construção curricularpor
dc.title.alternativeThe importance of anthropological studies in curriculum developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO grande desafio da educação é pensar uma educação para todos. Não basta o acesso e a permanência dos estudantes na escola. É preciso haver sucesso, é preciso haver aprendizagem. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de construção curricular e do conhecimento, a partir do desvelamento da realidade local e de sua problematização, com base na gestão democrática, com vistas a uma aprendizagem significativa para a melhoria da qualidade da educação, através da realização de pesquisa socioantropológica. Construção curricular como movimento que deve mexer com a escola no sentido de valorizar o contexto local, a diversidade de conhecimentos trazidos pela criança, adolescente e jovem, num diálogo entre senso comum - ponto de partida do processo pedagógico - e conhecimento sistematizado. Um exercício político pedagógico que se viabiliza mediante a atuação dos sujeitos e da comunidade educativa. Faz-se necessário debater o que deve ser ensinado na escola e incorporar nos documentos curriculares e práticas educacionais os saberes dos grupos historicamente excluídos ou marginalizados contemplando a diversidade humana, social, cultural e econômica da sociedade, superando discriminações e efetivando a inclusão social.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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