Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorGolgo, Vania Paiva
dc.date.accessioned2016-07-21T14:26:13Z
dc.date.available2016-07-21T14:26:13Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1931
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe search for a school committed to its time brings the challenge of the relationship between school and society. In this sense, this research is grounded in current theoretical reflections about the school administration as a parameter to rethink comprehensive school practices. Therefore, the objective of this study is to analyze the possibility, in light of the thought of Paro, of an update of the concept of school administration under the participatory dimension. The used methodology is bibliographical matrix and part of the reflective source of Paro (1986, 1987, 2007, 2009, 2010) for a comprehensive analysis of the subject. The school administration, inspired on the participatory dimension, focuses this research in group work that the manager assumes in order to expand the possibilities of the issues relating to the school. In this regard, on counterpoint to a school administration turned to capitalist interests that result in routinization and bureaucratization of activities within the school, this research points to the manager's role in the transforming of the school into an intersubjective space, which the formation range implies in critical dimension of citizenship and social transformation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA perspectiva democrática como possibilidade de atualização do conceito de administração escolar à luz do pensamento de Vitor Henrique Paropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA busca por uma escola comprometida com o seu tempo traz o desafio da relação entre escola e sociedade. Nesse sentido, essa pesquisa se baseia em reflexões teóricas atuais sobre a administração escolar como parâmetro compreensivo para repensar as práticas escolares. Por isso, o objetivo do presente trabalho é analisar a possibilidade, à luz do pensamento de Paro, de uma atualização do conceito de administração escolar sob a dimensão participativa. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e parte do manancial reflexivo de Paro (1986, 1987, 2007, 2009, 2010) para uma análise compreensiva do tema. A administração escolar, inspirada na dimensão participativa, enfoca essa pesquisa no trabalho coletivo que assume o gestor, a fim de ampliar as possibilidades das questões referentes ao espaço escolar. Nessa dimensão, em contraponto a uma administração escolar voltada aos interesses capitalistas que resultam na rotinização e burocratização das atividades no interior da escola, a referida pesquisa aponta para a atuação do gestor na transformação da escola em um espaço intersubjetivo, cujo alcance formativo implica na dimensão crítica da cidadania e sua transformação social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples