dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Golgo, Vania Paiva | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T14:26:13Z | |
dc.date.available | 2016-07-21T14:26:13Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1931 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The search for a school committed to its time brings the challenge of the
relationship between school and society. In this sense, this research is grounded in
current theoretical reflections about the school administration as a parameter to
rethink comprehensive school practices. Therefore, the objective of this study is to
analyze the possibility, in light of the thought of Paro, of an update of the concept of
school administration under the participatory dimension. The used methodology is
bibliographical matrix and part of the reflective source of Paro (1986, 1987, 2007,
2009, 2010) for a comprehensive analysis of the subject. The school administration,
inspired on the participatory dimension, focuses this research in group work that the
manager assumes in order to expand the possibilities of the issues relating to the
school. In this regard, on counterpoint to a school administration turned to capitalist
interests that result in routinization and bureaucratization of activities within the
school, this research points to the manager's role in the transforming of the school
into an intersubjective space, which the formation range implies in critical dimension
of citizenship and social transformation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Administração escolar | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A perspectiva democrática como possibilidade de atualização do conceito de administração escolar à luz do pensamento de Vitor Henrique Paro | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A busca por uma escola comprometida com o seu tempo traz o desafio da
relação entre escola e sociedade. Nesse sentido, essa pesquisa se baseia em
reflexões teóricas atuais sobre a administração escolar como parâmetro
compreensivo para repensar as práticas escolares. Por isso, o objetivo do presente
trabalho é analisar a possibilidade, à luz do pensamento de Paro, de uma
atualização do conceito de administração escolar sob a dimensão participativa. A
metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e parte do manancial reflexivo de Paro
(1986, 1987, 2007, 2009, 2010) para uma análise compreensiva do tema. A
administração escolar, inspirada na dimensão participativa, enfoca essa pesquisa no
trabalho coletivo que assume o gestor, a fim de ampliar as possibilidades das
questões referentes ao espaço escolar. Nessa dimensão, em contraponto a uma
administração escolar voltada aos interesses capitalistas que resultam na rotinização
e burocratização das atividades no interior da escola, a referida pesquisa aponta
para a atuação do gestor na transformação da escola em um espaço intersubjetivo,
cujo alcance formativo implica na dimensão crítica da cidadania e sua transformação
social. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |