Mostrar registro simples

dc.creatorDalla Costa, Cristina Landerdahl
dc.date.accessioned2020-01-07T16:07:00Z
dc.date.available2020-01-07T16:07:00Z
dc.date.issued2019-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19322
dc.description.abstractThis dissertation is about a computational art preservation study in the contemporary context and some procedures used to maintain the artistic and cultural memory. Five museum-like institutions were chosen for the research, with an example of preserved art work, like: Itaú Cultural, from São Paulo (Brazil), with the artwork Desertesejo (2000) by Gilbertto Prado; MoMA, from New York (USA), with the artwork Pac Man (1980) by Toru Iwatani; ZKM, from Karlsruhe (Germany), with the artwork The Legible City (1989-1991) by Jeffrey Shaw; Solomon R. Guggenheim Foundation, from New York (USA), with the artwork TV Garden (1974/2000) by Nam June Park; and Reina Sofía, from Madrid (Spain), with the artwork 6 TV Dé-Coll/age (1963) by Wolf Vostell. The case study of the webart/installation Desertesejo (2000) is presented, which was developed in the New Rumos New Media Program of Itaú Cultural, in São Paulo. Aspects that make difficult the creation of parameters for the preservation and the archiving of art works are analyzed, for instance, the variety of artistic languages, devices, equipment, materials, and analogical or digital procedures, different technological apparatuses that are used, besides the specific terminology to classify these projects. This dissertation contributes to the discussion of the preservation of contemporary works that use computational languages in its establishment, emphasizing the various agents' participation involved in this project, trying to maintain the artistic memory of contemporary society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectArte computacionalpor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectArquivamentopor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectComputational arteng
dc.subjectPreservingeng
dc.subjectArchivingeng
dc.titleArte computacional: preservação e arquivamento na contemporaneidadepor
dc.title.alternativeComputational art: the preserving and archiving in contemporaneityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo da preservação da arte computacional no contexto contemporâneo e de alguns procedimentos utilizados para manter a memória artística e cultural. Foram abordadas cinco instituições museais para pesquisa, com um exemplo de obra preservada, a saber: Itaú Cultural, de São Paulo (Brasil), com a obra Desertesejo (2000) de Gilbertto Prado; MoMA de Nova porque (EUA), com a obra Pac Man (1980) de Toru Iwatani; ZKM, de Karlsruhe (Alemanha), com a obra The Legible City (1989-1991) de Jeffrey Shaw; Fundação Solomon R. Guggenheim, de Nova Iorque (EUA), com a obra TV Garden (1974/2000) de Nam June Park; e o Reina Sofía, de Madri (Espanha), com a obra 6 TV Dé-Coll/age (1963) de Wolf Vostell. Para o estudo de caso, foi escolhida a webart/instalação Desertesejo (2000), que foi desenvolvida no Programa Novos Rumos Novas Mídias do Itaú Cultural, em São Paulo. São analisadas questões que dificultam a criação de parâmetros para a preservação e o arquivamento das obras, como a variedade de linguagens artísticas, dispositivos, suportes, materiais, processos analógicos ou digitais, diferentes aparatos tecnológicos utilizados, além de terminologias específicas para classificar estes projetos. A dissertação suscita discussões relativas à preservação de obras de arte contemporânea que utilizam linguagens computacionais na sua instauração, ressaltando a participação dos diversos agentes envolvidos neste trabalho, contribuindo para manter a memória artística da sociedade contemporânea.por
dc.contributor.advisor1Santos, Nara Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024977948247395por
dc.contributor.referee1Flores, Daniel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9640543272532398por
dc.contributor.referee2Rey, Sandra Terezinha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304040199380156por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9115797052735090por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International