dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Souza, Aline Romitti de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T12:52:57Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T12:52:57Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19328 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work deals with the Pedagogical Political Project of a specific educational institution, explaining the importance of its execution, from the daily pedagogical coordinator practice. The ultimate goal is to realize that you can go beyond the ordinary, it's not effect the PPP, but there is possibility of this occurs if the institution has a pedagogical coordinator in charge, which allowed the perception also in the course of work, that It must recognize the role of each segment and from the addition, everyone can participate in accordance with this function in school, or parents, for example, participate in exercising the function of parents, teachers, contributing according to their area, and so on. The main authors that supported this research were: Lück (2009), Ferreira (2007), Veiga (2002), Placco (1994), among others. That he might become possible the reality check was used as methodology a case study in an educational institution of Early Childhood Education "Little Children," to do so, it conducted a questionnaire with an employee, two teachers and the educational coordinator, this script It contains some questions about the construction and realization of PPP in this school. And, from this research, it was concluded that the PPP is among the important documents of the pedagogical management sector where the responsibility is the pedagogical coordinator, so the same is effected if the pedagogical coordinator to guide it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Coordenação pedagógica | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.subject | Educational coordination | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Projeto político pedagógico: a importância do papel do coordenador pedagógico na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Political pedagogical project: the importance coordinator in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho versa sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição de ensino específica, explicitando a importância da sua efetivação, a partir da prática diária do coordenador pedagógico. O objetivo maior é perceber que é possível ir além do comum, que é não efetivar o PPP, mas que há possibilidade de isso ocorrer se a instituição possuir um coordenador pedagógico responsável, o que possibilitou a percepção também, no decorrer do trabalho, é que é necessário reconhecer a função de cada segmento e a partir disso, cada um poderá participar de acordo com essa função na escola, ou seja, os pais, por exemplo, participarão exercendo a função de pais, professores, contribuindo de acordo com sua área, e assim consecutivamente. Os principais autores que embasaram esta pesquisa, foram: Lück (2009), Ferreira (2007), Veiga (2002), Placco (1994), entre outros. Para que se tornasse possível a verificação da realidade, foi utilizado como metodologia um estudo de caso em uma instituição de ensino de Educação Infantil “Criancinhas”, para tal, foi realizado um questionário com uma funcionária, duas professoras e a coordenadora pedagógica, este roteiro contém algumas perguntas sobre a construção e a efetivação do PPP nesta escola. Sendo que, a partir desta pesquisa, foi possível concluir que o PPP está entre os documentos importantes da gestão pedagógica, setor em que o responsável é o coordenador pedagógico, logo, o mesmo é efetivado se o coordenador pedagógico guiar para isso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |