Os processos de formação do PNAIC: repercussões na gestão das práticas pedagógicas
Resumen
O trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional aborda o processo de formação das professoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enfatizando as políticas públicas que fomentam este programa no intuito de qualificar as práticas escolares. Objetiva analisar as vivências das professoras da rede municipal de Uruguaiana-RS, a partir da sua formação no PNAIC e contribuições para a educação, considerando as atividades desenvolvidas pelas mesmas no espaço cotidiano das suas ações profissionais. Por objetivos específicos priorizou-se: analisar as políticas públicas que fomentam programa PNAIC na perspectiva de [re]significar as práticas pedagógicas no contexto escolar; identificar o processo de formação de professoras participantes do PNAIC e suas contribuições para a educação; compreender as implicações que compõem o processo da gestão na contribuição da efetivação do PNAIC no cotidiano escolar da rede municipal de Uruguaiana. No decorrer do texto buscou-se pelos subsídios teóricos de: Triviños (2008), Yin (2001); Freire (1987); Gadotti (2001) Ferreiro e Teberosky (1999); Minayo (2009); Lück (2006) entre outros. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com aporte bibliográfico, sendo os dados coletados a partir da observação participante dos sujeitos envolvidos no decorrer da formação e o questionário aberto. Conclui-se, a partir das manifestações decorrentes, que o processo formativo do PNAIC foi gestado de forma significativa e contribuiu para as práticas pedagógicas dos docentes, assim apresentando indicadores para a legitimação das políticas públicas e para a educação nacional de qualidade.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
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