dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Silveira, Daniel | |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T12:12:14Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T12:12:14Z | |
dc.date.issued | 2016-09-01 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19336 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the actions directed by the educational policy of a town called Estrela Velha / RS, focusing on family participation in school life of their children. Therefore, it was decided methodologically to conduct a qualitative study (MINAYO, 2001). Data collection instrument was used questionnaires that were applied to five participants. Data from this study were analyzed based on theoretical frameworks, which focus mainly on educational policies, democratic management and participation, as Paro (1997), Dourado (2007), Libâneo (2002), among others. The educational legislation also underwrote the study, such as: CF / 88 LDB / 96 PNE / 2014 PME / 2015. From this study, it was found that the school management and municipal educational policies influence the participation of families in the education of children. It was found that when there is monitoring of the family, children are more motivated and have more facilities to insert themselves effectively in the teaching-learning process. In this way, the dialogue was highlighted as an important aspect to strengthen the relations of institutions (family and school) because the school can encourage cooperative relationships with family, building a quality education for the students, with the participation of whole school community to build and decide the direction to be achieved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.title | Políticas educacionais e gestão escolar: a relação entre família e escola | por |
dc.title.alternative | Educational policies and school management: the relationship between family and school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão da Educação Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou analisar as ações direcionadas pela política educacional do município de Estrela Velha/RS, com foco na participação da família na vida escolar de seus filhos. Para tanto, optou-se metodologicamente por realizar um estudo qualitativo (MINAYO, 2001). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários que foram aplicados a cinco participantes. Os dados oriundos desta pesquisa foram analisados à luz de referenciais teóricos, que versam principalmente sobre políticas educacionais, gestão democrática e participação, como: Paro (1997), Dourado (2007), Libâneo (2002), entre outros. A legislação educacional também embasou o estudo, como: CF/88, LDB/96, PNE/2014, PME/2015. A partir deste estudo, constatou-se que a gestão escolar e as políticas educacionais municipais influenciam a participação das famílias na educação das crianças. Identificou-se que quando há acompanhamento da família, as crianças são mais motivadas e tem mais facilidades de inserirem-se de forma efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o diálogo destacou-se como aspecto importante para fortalecer as relações das instituições (família e escola), pois a escola consegue favorecer as relações de cooperação com a família, construindo uma educação de qualidade para os educandos, contando com a participação de toda a comunidade escolar para construir e decidir os rumos que se pretende atingir. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |