dc.creator | Pavi, Débora Raquel | |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T13:56:26Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T13:56:26Z | |
dc.date.issued | 2019-07-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19342 | |
dc.description.abstract | The roughness reflects the user's perception regarding the comfort of the traffic and
the maintenance costs of the highway and the vehicles. Therefore, it is necessary and
important to measure the respective parameter still in the executive phase, seeking to
investigate the possible variables that affect it at this stage and may have an impact
on the highway's operational performance. In this context, the present work aims at the
executive follow-up and evaluation of the longitudinal irregularity during the execution
of the constituent layers during the implementation of road sections and follow-up of
the track restoration work, evaluating the effective reduction of the IRI parameter. Also,
when there is no reduction, identify aspects related to this behavior. For the
identification of the factors, were characterized the constituent materials of the
pavement structures and carried out detailed executive monitoring with temperature
control of the CA with thermographic camera. For the measurement of the roughness,
Merlin and Inertial Profilometer were used. From this monitoring, it was verified that
situations that caused high indexes of longitudinal roughness were repeated in the
different construction companies, being: the irregular distribution of material by the
asphalt concrete paver; the manual finishing of the surface combined with the "salting"
technique; complementing/distributing material manually; longitudinal and transverse
joints without due care with finishing; the execution on rainy days and the temperature
differences in the running cloth. These findings show that the roughness is extremely
sensitive to the usual and recurrent construction problems of the pavement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Irregularidade longitudinal | por |
dc.subject | Implantação de trechos rodoviários | por |
dc.subject | Restauração de pista | por |
dc.subject | Merlin | por |
dc.subject | Perfilômetro inercial | por |
dc.subject | Câmera termográfica | por |
dc.subject | Roughness | eng |
dc.subject | Road deployment | eng |
dc.subject | Road restoration | eng |
dc.subject | Merlin | eng |
dc.subject | Inertial perfilometer | eng |
dc.subject | Thermographic camera | eng |
dc.subject | N problems of the paving | eng |
dc.title | Identificação de fatores construtivos que contribuem para o aumento da irregularidade longitudinal a partir do monitoramento de implantação e restauração de trechos rodoviários | por |
dc.title.alternative | Identification of constructive factors contributing to the increase of roughness from the monitoring of road traffic implantation and restoration | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A irregularidade longitudinal traduz a percepção do usuário com relação ao conforto
da trafegabilidade e aos custos de manutenção da rodovia e dos veículos. Logo, fazse
necessário e importante mensurar o parâmetro que expressa esta condição ainda
na fase executiva, buscando investigar as possíveis variáveis que o afetam nessa fase
e que possam vir a impactar no desempenho operacional da rodovia. Neste contexto,
o presente trabalho visou o acompanhamento executivo e a avaliação da
irregularidade longitudinal no decorrer da execução das camadas constituintes do
pavimento durante implantação de trechos rodoviários e acompanhamento de obra de
restauração de pista, avaliando a redução efetiva da irregularidade longitudinal. Ainda,
quando da não ocorrência de redução, identificar aspectos relacionados a esse
comportamento. Para a identificação dos fatores, foram caracterizados materiais
constituintes das estruturas dos pavimentos e realizado acompanhamento executivo
detalhado com controle de temperatura do concreto asfáltico com câmera
termográfica. Para a medição da irregularidade longitudinal, foram utilizados o Merlin
e o Perfilômetro Inercial. A partir do monitoramento foram verificadas que as situações
que provocaram elevados índices de irregularidade longitudinal se repetiram nas
diferentes empresas construtoras, sendo a distribuição irregular de material pela
vibroacabadora; o acabamento manual da superfície aliado à técnica de “salgar”; a
complementação/distribuição de material de forma manual; as juntas longitudinais e
transversais sem o devido cuidado com acabamento; a execução em dias de chuva e
os diferencias de temperatura no pano de execução. Tais constatações evidenciam
que a irregularidade longitudinal é extremamente sensível à problemas construtivos
corriqueiros e recorrentes durante a execução da pavimentação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9639329922610388 | por |
dc.contributor.referee1 | Motta, Laura Maria Goretti da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6503451042716161 | por |
dc.contributor.referee2 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038412953408618 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9359252432150693 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |