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dc.creatorPavi, Débora Raquel
dc.date.accessioned2020-01-09T13:56:26Z
dc.date.available2020-01-09T13:56:26Z
dc.date.issued2019-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19342
dc.description.abstractThe roughness reflects the user's perception regarding the comfort of the traffic and the maintenance costs of the highway and the vehicles. Therefore, it is necessary and important to measure the respective parameter still in the executive phase, seeking to investigate the possible variables that affect it at this stage and may have an impact on the highway's operational performance. In this context, the present work aims at the executive follow-up and evaluation of the longitudinal irregularity during the execution of the constituent layers during the implementation of road sections and follow-up of the track restoration work, evaluating the effective reduction of the IRI parameter. Also, when there is no reduction, identify aspects related to this behavior. For the identification of the factors, were characterized the constituent materials of the pavement structures and carried out detailed executive monitoring with temperature control of the CA with thermographic camera. For the measurement of the roughness, Merlin and Inertial Profilometer were used. From this monitoring, it was verified that situations that caused high indexes of longitudinal roughness were repeated in the different construction companies, being: the irregular distribution of material by the asphalt concrete paver; the manual finishing of the surface combined with the "salting" technique; complementing/distributing material manually; longitudinal and transverse joints without due care with finishing; the execution on rainy days and the temperature differences in the running cloth. These findings show that the roughness is extremely sensitive to the usual and recurrent construction problems of the pavement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIrregularidade longitudinalpor
dc.subjectImplantação de trechos rodoviáriospor
dc.subjectRestauração de pistapor
dc.subjectMerlinpor
dc.subjectPerfilômetro inercialpor
dc.subjectCâmera termográficapor
dc.subjectRoughnesseng
dc.subjectRoad deploymenteng
dc.subjectRoad restorationeng
dc.subjectMerlineng
dc.subjectInertial perfilometereng
dc.subjectThermographic cameraeng
dc.subjectN problems of the pavingeng
dc.titleIdentificação de fatores construtivos que contribuem para o aumento da irregularidade longitudinal a partir do monitoramento de implantação e restauração de trechos rodoviáriospor
dc.title.alternativeIdentification of constructive factors contributing to the increase of roughness from the monitoring of road traffic implantation and restorationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA irregularidade longitudinal traduz a percepção do usuário com relação ao conforto da trafegabilidade e aos custos de manutenção da rodovia e dos veículos. Logo, fazse necessário e importante mensurar o parâmetro que expressa esta condição ainda na fase executiva, buscando investigar as possíveis variáveis que o afetam nessa fase e que possam vir a impactar no desempenho operacional da rodovia. Neste contexto, o presente trabalho visou o acompanhamento executivo e a avaliação da irregularidade longitudinal no decorrer da execução das camadas constituintes do pavimento durante implantação de trechos rodoviários e acompanhamento de obra de restauração de pista, avaliando a redução efetiva da irregularidade longitudinal. Ainda, quando da não ocorrência de redução, identificar aspectos relacionados a esse comportamento. Para a identificação dos fatores, foram caracterizados materiais constituintes das estruturas dos pavimentos e realizado acompanhamento executivo detalhado com controle de temperatura do concreto asfáltico com câmera termográfica. Para a medição da irregularidade longitudinal, foram utilizados o Merlin e o Perfilômetro Inercial. A partir do monitoramento foram verificadas que as situações que provocaram elevados índices de irregularidade longitudinal se repetiram nas diferentes empresas construtoras, sendo a distribuição irregular de material pela vibroacabadora; o acabamento manual da superfície aliado à técnica de “salgar”; a complementação/distribuição de material de forma manual; as juntas longitudinais e transversais sem o devido cuidado com acabamento; a execução em dias de chuva e os diferencias de temperatura no pano de execução. Tais constatações evidenciam que a irregularidade longitudinal é extremamente sensível à problemas construtivos corriqueiros e recorrentes durante a execução da pavimentação.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Deividi da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9639329922610388por
dc.contributor.referee1Motta, Laura Maria Goretti da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503451042716161por
dc.contributor.referee2Specht, Luciano Pivoto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038412953408618por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9359252432150693por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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