dc.contributor.advisor | Correa, Aruna Noal | |
dc.creator | Rauber, Júlia Cristina | |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T14:02:41Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T14:02:41Z | |
dc.date.issued | 2016-12-20 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19343 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.title | A importância do lúdico, do brincar e dos jogos e a sua relação com o processo de desenvolvimento infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | As atividades lúdicas fazem parte da vida das crianças desde o seu nascimento e proporcionam uma série de benefícios para o seu desenvolvimento. Através das atividades lúdicas a criança comunica-se com o mundo e consigo mesma, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói e reconstrói conhecimentos, supera desafios, desenvolvendo-se integralmente. Atualmente é necessário usar com mais ênfase as atividades lúdicas na educação, especialmente na educação infantil, pois, como comprovam diversos estudos, elas possibilitam oferecer atividades didáticas em que a criança aprende de forma prazerosa e significativa. Para introduzir o lúdico nas atividades didáticas do dia-a-dia das escolas de educação infantil são necessárias mudanças e a superação de vários desafios. Entre estas mudanças e desafios destacamos uma melhor qualificação dos profissionais que trabalham na educação e maiores investimentos na estrutura física e em material, objetivando oferecer espaços adequados para o desenvolvimento das atividades didáticas. Neste contexto o professor possui um papel de destaque, pois ele tem a responsabilidade de planejar e executar as atividades, além de organizar os diversos espaços necessários para oferecer uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |