Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMontano, Monique Robain
dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorSilva, Ana Paula Ramos da
dc.date.accessioned2020-01-09T14:49:20Z
dc.date.available2020-01-09T14:49:20Z
dc.date.issued2016-10-30
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19345
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper reports the intervention project developed into a school of early childhood education and primary education more specifically on the effectiveness in everyday practice the National Curriculum Guidelines. For Early Childhood Education CNE / CEB N 5/2009 and CNE / CEB N 20/2009, highlighting the learning and the triggering process of building, the identity of this stage of early childhood education intervention with the school's educational project. The project focused on the discussion about the identity of early childhood education and insertion of this stage with their specific school and pedagogical proposal. Presents an analysis of actions taken during the intervention, the methodology used was action research, by this enable the investigation of the problem and the intervention actually studied under the design TRIPP. The authors were justifying Oliveira (2011), Tizuko (1997), to support the play and the spaces dedicated to children, Veiga (2004/2013) for democratic management and Pedagogical Political Project, Kramer (2005) to purpose of early childhood education, Teixeira and Volpini (2014) to support children and Giroto (2013) to present the materials unstructured. The commitment of those involved in the project was critical to ensuring the success of this research.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectPedagogico planeng
dc.titleO lugar da educação infantil na escola que oferta o ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe place of early childhood education at school that offer primary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho relata o Projeto de Intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, mais especificamente, sobre a efetivação na prática cotidiana, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Resolução CNE/CEB N 5/2009 e Parecer CNE/CEB N 20/2009, evidenciando as aprendizagens e o processo desencadeador da construção da identidade desta etapa da Educação Infantil com intervenção no projeto educacional da escola. O Projeto teve como foco, a discussão acerca da identidade da educação infantil e inserção desta etapa com suas especificidades na escola e na proposta pedagógica. Apresenta a análise das ações realizadas durante a intervenção, a metodologia utilizada foi a pesquisa ação, por esta possibilitar a investigação do problema e a intervenção na realidade estudada, sob a concepção de TRIPP(2005). Os autores que fundamentaram este trabalho foram Oliveira (2011) e Tizuko (1997), para fundamentar o brincar e os espaços voltados à infância, Veiga (2004/2013), para Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico, Kramer (2005), para finalidade da Educação Infantil, Teixeira e Volpini (2014), para embasar a infância e Girotto (2013), para apresentar os materiais não estruturados. O comprometimento dos envolvidos no projeto foi de suma importância para garantia do sucesso desta pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto