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dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorMaxwell, Josiander Garcia
dc.date.accessioned2020-01-15T11:42:20Z
dc.date.available2020-01-15T11:42:20Z
dc.date.issued2019-08-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19367
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019.por
dc.description.abstractSeveral ecosystems on the planet have been suffering from anthropic actions, before that, some species such as pollinators are threatened, due to factors such as pollution of their and habitat loss. Through qualitative methodological research, it was possible to analyze the perceptions that students have about the environment and these animals. Data were collected through 150 questionnaires, pre-intervention applied to students from 5th grade to 9th grade, from five elementary schools in the city of Cacequi. There were few and sometimes misleading information on this subject, also a vague popular knowledge before these floral visitors and about their diversification. In evaluating this material a circuit of lectures was prepared in these schools to work Environmental Education, as a way to bring those involved closer to their local reality and facts arising on the planet, through a diverse exposure of pollinating and their importance to the environment. After the students were asked, a post-intervention report, that was observed as results, the change in their perception of these animals, a broadening of vision for the numerous floral visitors and especially breaking existing paradigms about certain species. Soon is activity, was intended to prompt reflection on more conscious attitudes and the awareness of the students the preservation of these agents which are of paramount importance for maintaining biodiversity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgentes polinizadorespor
dc.subjectEducandospor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectPollinating agentseng
dc.subjectLearnerseng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleInstigando a percepção ambiental: concepções dos educandos sobre agentes polinizadores e sua importânciapor
dc.title.alternativeInstituting evevironmetal perception: educational conceptions on pollinating agents and their importanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoDiversos ecossistemas do planeta vêm sofrendo com ações antrópicas, diante disso, algumas espécies como os agentes polinizadores encontram-se ameaçados, devido a fatores como a poluição dos seus meios e a perda de habitat. Por meio de uma pesquisa metodológica qualitativa, foi possível analisar as percepções que os educandos possuem sobre o ambiente e os polinizadores. Foram coletados dados através de 150 questionários, aplicados pré-intervenção a educandos de 5º ano a 9º ano, de cinco escolas de Ensino Fundamental do município de Cacequi. Foram evidenciadas poucas, e algumas vezes, equivocadas informações sobre tal assunto, também um conhecimento popular vago perante esses visitantes florais e sobre a diversificação dos mesmos. Ao avaliar este material foi elaborado um circuito de palestras nas escolas para trabalhar Educação Ambiental, como uma forma de aproximar os envolvidos a sua realidade local e a fatos decorrentes no planeta, mediante a uma exposição diversificada de agentes polinizadores e sua importância para com o meio. Após foi solicitado aos educandos, um relato pós-intervenção, que gerou como resultados, a mudança de percepção dos mesmos em relação a esses animais, uma ampliação de visão para os inúmeros visitantes florais e principalmente a quebra de paradigmas existentes a respeito os agentes polinizadores. Logo esta atividade, teve o intuito de instigar a reflexão sobre atitudes mais conscientes e a sensibilização dos educandos à preservação dos polinizadores que são de suma importância para a manutenção da biodiversidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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