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dc.contributor.advisorPommer, Roselene Moreira Gomes
dc.creatorGonçalves, Márcia Solange Prates Castagna
dc.date.accessioned2016-07-22T14:18:10Z
dc.date.available2016-07-22T14:18:10Z
dc.date.issued2011-10-26
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1937
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe current paper refers to the analysis of Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, from the crossing of its proposal with the ideas defended by the educator Paulo Freire in 1970s and 1980s. For that, it was taken the books Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança and Medo e Ousadia, with the purpose of locating Freire’s proposal upon education importance as an element of subjects’ awareness in the society changing process, in which they are inserted. It is aimed, ultimately, to show how much Freire’s ideas are present in the unification program between Basic Education and Professional Education in EJA modality, from the statute n. 5840, of July 13th, 2006.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectConsciência cidadãpor
dc.titleO pensamento pedagógico em três obras de Paulo Freire e o PROEJA – reflexões que tendem a aproximaçãopor
dc.title.alternativePedagogical thought in three books from Paulo Freire and the PROEJA – reflections that tend to approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à análise bibliográfica entre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – e o ideário defendido pelo educador Paulo Freire nas décadas de 1970 e 1980. Para tanto, tomou-se as obras Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança e Medo e Ousadia com o intuito de localizar a proposta freiriana sobre a importância da educação como elemento de conscientização dos sujeitos no processo de transformação da sociedade na qual estão inseridos. Objetiva-se, fundamentalmente, mostrar o quanto o ideário de Freire está presente no programa de unificação da Educação Básica com a Educação Profissional na modalidade EJA a partir do decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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