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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorKneipp, Gabriella Marques
dc.date.accessioned2020-01-15T15:57:41Z
dc.date.available2020-01-15T15:57:41Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19380
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study aimed to know the actions carried out at the Federal University of Santa Maria for the inclusion of students with disabilities in higher education. Structured from the theoretical-methodological inspiration in poststructuralist studies, the present work was based on the analysis of federal and institutional documents that regulate and present the process of inclusion of these students. According to these documents, UFSM has been developing institutional policies that allow students with disabilities access through the quota system to their undergraduate degrees since 2007. According to data from the Accessibility Center Report (2014-2018), 10 years after the implementation of the quota system, 530 students with disabilities have joined UFSM, of which 159 have dropped out and just 79 have graduated. Looking at these numbers and the appropriate actions that have been adopted by UFSM through the Accessibility Center, why are so few students graduating? Since this study did not aim to know the perceptions of students and faculty members regarding inclusion practices, the results showed possibilities of interpretation and not statements about the effects that such practices produce on subjects. Thus, it seems that technical actions and the availability of resources and professionals may not be enough to guarantee students' permanence (with learning) at UFSM. It is understandable that as inclusive practices are carried out in the spaces of basic education, it is possible that the relationships that are determinant in the learning processes are still fragile and based on representations of disability due to a disability bias. These relationships may indicate the effects of neoliberal logic on education that do not yet enable subjects with disabilities to be understood as learning subjects that can compete.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectIngressopor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectAdmissioneng
dc.subjectPermanenceeng
dc.titleCondições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSMpor
dc.title.alternativeConditions of admission and actions for the permanence of students with disabilities at UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica nos estudos pós-estruturalistas, a pesquisa foi constituída sobre a análise de documentos federais e institucionais que regulamentam e apresentam o processo de inclusão desses sujeitos na instituição. Segundo tais documentos a UFSM tem desenvolvido políticas institucionais que possibilitam o acesso de alunos com deficiência pelo sistema de cotas aos seus cursos de graduação desde o ano de 2007. Conforme dados do Relatório do Núcleo de Acessibilidade (2014-2018), transcorridos dez anos desde do início da implementação do sistema de cotas, 530 alunos com deficiência já ingressaram na UFSM, sendo que desses, 159, abandonaram os cursos e 79 formaram-se. Ao olhar para tais números e as ações que têm sido realizadas pela UFSM via Núcleo de Acessibilidade passei a me perguntar sobre por que tão poucos alunos conseguem integralizar a formação? Como esta pesquisa não tinha o objetivo de conhecer as percepções de alunos e professores da UFSM com relação às práticas de inclusão, as conclusões produzidas indicam possibilidades de interpretação, mas não afirmações sobre os efeitos que as práticas produzem nos sujeitos. Assim, parece-me que as ações técnicas e a oferta de recursos e de profissionais podem não estarem sendo suficientes para garantir a permanência (com aprendizagem) dos alunos na UFSM. Entendo que assim como as práticas inclusivas realizadas nos espaços de educação básica, é possível que as relações que são determinantes nos processos de aprendizagem ainda sejam frágeis e pautadas em representações de deficiência pelo viés da incapacidade. Essas relações podem indicar os efeitos da lógica neoliberal na educação, não possibilitando que os sujeitos com deficiência sejam compreendidos como sujeitos de aprendizagem, capazes de concorrência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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