dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Silva, Nathiele Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-17T15:16:53Z | |
dc.date.available | 2020-01-17T15:16:53Z | |
dc.date.issued | 2018-02-28 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19387 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This research is part of the Research Line LP2 - Public Policies and Educational Management, of the Lato Sensu Specialization Postgraduate Course in Educational Management, has the theme of Early Childhood Education and public policies of agreement and purchase of vacancy. The objective was to analyze how the municipality of Santa Maria / RS organized this process of agreement and purchase of vacancy throughout 2016 and 2017 the process of offering compulsory places for children over 4 years of age for Early Childhood Education . The methodology is anchored in the quantitative perspective, data production was constructed through bibliographical research, documentary analysis, as well as a semi-structured interview with the teacher responsible for the area of Early Childhood Education of the Municipal Education Department. Based on the speech of the participating teacher and the analysis carried out, it is possible to say that although the municipality has made other attempts to meet the demand, mainly through adherence to the PROINFANCIA program, there is still a strong and consistent strategy associated with strengthening public-private relationship in the provision of Early Childhood Education, which in a way contributes significantly to the naturalization of transfer of public funds to private institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Conveniamento | por |
dc.subject | Compra de vagas | por |
dc.subject | Acesso e qualidade | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Convenience | eng |
dc.subject | Purchase of vacancies | eng |
dc.subject | Access and quality | eng |
dc.title | Escolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013 | por |
dc.title.alternative | Children’s education schools in Santa Maria/RS and repercussions inter-related to law no 12.796/2013 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de conveniamento e compra de vaga. Objetivou-se analisar de que forma o município de Santa Maria/RS organizou este processo de conveniamento e compra de vaga ao longo dos anos 2016 e 2017 o processo de oferta de vagas obrigatórias para crianças com mais de 4 anos de idade para a Educação Infantil. A metodologia está ancorada na perspectiva quantiqualitativa, a produção de dados foi construída através da pesquisa bibliográfica, análise documental, bem como por uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela área da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. A partir da fala da professora participante e da análise realizada é possível dizer que apesar do município ter realizado outras tentativas de atender a demanda, principalmente através da aderência ao programa PROINFANCIA, ainda assim existe/persiste uma estratégia bastante sólida e consistente associada ao fortalecimento da relação público-privado no atendimento a Educação Infantil, o que de certa forma contribui significativamente para a naturalização de repasse de verba pública para instituições privadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |