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dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorSilva, Nathiele Ferreira da
dc.date.accessioned2020-01-17T15:16:53Z
dc.date.available2020-01-17T15:16:53Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19387
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research is part of the Research Line LP2 - Public Policies and Educational Management, of the Lato Sensu Specialization Postgraduate Course in Educational Management, has the theme of Early Childhood Education and public policies of agreement and purchase of vacancy. The objective was to analyze how the municipality of Santa Maria / RS organized this process of agreement and purchase of vacancy throughout 2016 and 2017 the process of offering compulsory places for children over 4 years of age for Early Childhood Education . The methodology is anchored in the quantitative perspective, data production was constructed through bibliographical research, documentary analysis, as well as a semi-structured interview with the teacher responsible for the area of Early Childhood Education of the Municipal Education Department. Based on the speech of the participating teacher and the analysis carried out, it is possible to say that although the municipality has made other attempts to meet the demand, mainly through adherence to the PROINFANCIA program, there is still a strong and consistent strategy associated with strengthening public-private relationship in the provision of Early Childhood Education, which in a way contributes significantly to the naturalization of transfer of public funds to private institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectConveniamentopor
dc.subjectCompra de vagaspor
dc.subjectAcesso e qualidadepor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectConvenienceeng
dc.subjectPurchase of vacancieseng
dc.subjectAccess and qualityeng
dc.titleEscolas de educação infantil em Santa Maria/RS e repercussões inter-relacionadas à lei nº 12.796/2013por
dc.title.alternativeChildren’s education schools in Santa Maria/RS and repercussions inter-related to law no 12.796/2013eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de Pós-graduação Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional, tem por tema Educação Infantil e políticas públicas de conveniamento e compra de vaga. Objetivou-se analisar de que forma o município de Santa Maria/RS organizou este processo de conveniamento e compra de vaga ao longo dos anos 2016 e 2017 o processo de oferta de vagas obrigatórias para crianças com mais de 4 anos de idade para a Educação Infantil. A metodologia está ancorada na perspectiva quantiqualitativa, a produção de dados foi construída através da pesquisa bibliográfica, análise documental, bem como por uma entrevista semiestruturada com a professora responsável pela área da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. A partir da fala da professora participante e da análise realizada é possível dizer que apesar do município ter realizado outras tentativas de atender a demanda, principalmente através da aderência ao programa PROINFANCIA, ainda assim existe/persiste uma estratégia bastante sólida e consistente associada ao fortalecimento da relação público-privado no atendimento a Educação Infantil, o que de certa forma contribui significativamente para a naturalização de repasse de verba pública para instituições privadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [236]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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Acesso Aberto
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