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dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorFarias, Aline Eliane
dc.date.accessioned2020-01-20T12:03:37Z
dc.date.available2020-01-20T12:03:37Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19391
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work is a monograph of the Specialization Course in Educational Management of the Federal University of Santa Maria (UFSM). The Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) focuses on the initial formation for teaching, seeking to encourage a career in teaching in the basic education of the public network, promoting the approach of the academic to the school context. The general objective of this study is to analyze how the initial PIBID/UFSM/Pedagogy subproject may have collaborated with the graduates of the Pedagogy Course of UFSM (2012-2015) in the management of the pedagogic in their professional performance. The methodology used is qualitative, of the exploratory type, as a data collection instrument. A semi-structured questionnaire was used with the graduates of the PIBID/UFSM/Pedagogy subproject starting years (2012 to 2015). The theoretical reference used was the studies based on Freire (1996), Ramos (2012), Lima (2018) and Bolzan (2002). Regarding the results found, it was emphasized the importance of the subproject to unite and ally theory and practice, as well as the great challenge of group work, which presupposes enrichment of practice, but which still presents itself as an obstacle. It is concluded that the insertion in the academic reality propitiated in academic scope, when worked in a group, develops the interpersonal relations, and raises, in a teaching with autonomy for the pibidiano, applying the constructivist epistemology and finally entailing in an environment of favorable practices for learning in the management of pedagogical work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicial/PIBIDpor
dc.subjectAtuação profissionalpor
dc.subjectGestão do pedagógicopor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.titlePrograma de bolsas de iniciação à docência: impacto na gestão do pedagógico dos egressos da pedagogia na atuação profissionalpor
dc.title.alternativeProgram of teaching initiation bags: impact on the management of the pedagogics of pedagogy in professional activitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho é uma monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como foco a formação inicial para a docência, buscando incentivar a carreira no magistério na educação básica da rede pública, promovendo a aproximação do acadêmico com o contexto escolar. O objetivo geral deste estudo é analisar de que maneira o subprojeto PIBID/UFSM/Pedagogia anos iniciais, pode ter colaborado para os egressos do Curso de Pedagogia da UFSM (2012-2015) na gestão do pedagógico em sua atuação profissional. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, do tipo exploratório, como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado com os egressos do subprojeto PIBID/UFSM/Pedagogia anos iniciais de (2012 a 2015). O referencial teórico utilizado foram os estudos pautados em Freire (1996), Ramos (2012), Lima (2018) e Bolzan (2002). No que tange aos resultados encontrados, foi ressaltada a importância do subprojeto para unir e aliar teoria e prática, bem como o grande desafio do trabalho em grupo, que pressupõe enriquecimento da prática, mas que ainda se apresenta como um obstáculo. Conclui-se que a inserção na realidade escolar propiciada em âmbito acadêmico, quando trabalhada em grupo, desenvolve as relações interpessoais, e suscita, em uma docência com autonomia para o pibidiano, aplicando a epistemologia construtivista e por fim acarretando em um ambiente de práticas favoráveis para o aprendizado na gestão do trabalho pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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