Show simple item record

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorDörr, Marcia Andreia
dc.date.accessioned2014-04-28
dc.date.accessioned2014-04-28T14:04:31Z
dc.date.available2014-04-28T14:04:31Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/193
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractPromoting financial management focused to the pedagogic actions is a challenge in searching a democratic school. The efficient democratic management of public resources destined to education can beyond promoting best teaching as well as promoting full exercise of citizenship. One of the possibilities for the implementation of the democratic school is through effective operation of the Scholar Council, aiming at that the same reaches all the community segments, enabling so, through a participatory planning, better school financial resources application, as well as more transparent and democratic management. For both, it will be used the action research, aiming at that it will occur an interaction among researchers and people involved in the investigated situation and from the problem brought up it searches clarification and accompaniment of the actions. The instruments used to do this research will be: observation, analysis of documents, formation and interviews.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestão financeirapor
dc.titleA efetiva participação do conselho escolar na gestão financeira das escolas estaduais da 21ª CREpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPromover uma gestão financeira voltada para as ações pedagógicas é um desafio na busca da escola democrática. A gestão democrática eficiente dos recursos públicos destinados à educação pode além de promover maior qualidade de ensino também efetivar o pleno exercício da cidadania. Uma das possibilidades para a implementação da escola democrática é através do funcionamento efetivo do Conselho Escolar, tendo em vista que o mesmo consegue atingir todos os segmentos da comunidade, possibilitando assim, através de um planejamento participativo, uma melhor aplicação dos recursos financeiros da escola, como também uma gestão mais transparente e democrática. Para tanto, será utilizada o estudo de caso, considerando que se busca retratar uma unidade em ação e a partir do problema levantado compreender o papel do conselho escolar na escola. Os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa serão: observação, análise de documentos e questionário.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • Gestão Educacional - EaD [805]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.