Gestão escolar e a formação continuada de professores: reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abstract
A presente pesquisa teve por finalidade compreender e refletir sobre as concepções da equipe gestora e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS a respeito da formação continuada, sobretudo no que se refere às vivências no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e repercussões na prática pedagógica, bem como as implicações e contribuições que esta formação continuada possa ter no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A problemática que norteou esse estudo foi: qual a compreensão da equipe gestora e dos professores que compõem o bloco pedagógico da alfabetização quanto à formação continuada e a experiência vivida no PNAIC? Objetivou-se conhecer de que forma acontecem os momentos de formação dos docentes e como estes são administrados frente à comunidade escolar. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram objeto de estudo os professores que compõem o bloco pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 3º ano) de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS, a equipe gestora e a pesquisadora que participou inserida em tal realidade. Para coleta dos dados foram utilizados instrumentos como a observação participante e o questionário. A análise dos dados baseou-se no método da análise do conteúdo, preocupando-se em ir além de uma análise descritiva de mensagens, mas sim uma compreensão aprofundada e interpretativa dos fatos. Os dados da pesquisa sinalizam para a formação continuada oferecida pelo PNAIC como determinante na prática em educação. Com esse estudo foi possível refletir e fazer refletir sobre a importância, concepções, implicações e contribuições da formação continuada no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que se refere ao PNAIC e suas repercussões no contexto escolar pesquisado.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1014]