dc.contributor.advisor | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.creator | Rabenschlag, Rosane Abaz | |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T14:22:20Z | |
dc.date.available | 2020-01-22T14:22:20Z | |
dc.date.issued | 2019-12-02 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19402 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | This study within to the Surface Design Specialization course of the Universidade Federal de Santa Maria covers knowledge from different sides of Design, focusing on the elaboration of a project that connects Surface Design to Textile Design, as there is a potential to be explored in implementation of projects based on the resources that these areas of Design allow. The realization of this project contemplates research and theoretical foundation focusing on different contents that relate to each other, according to the multidisciplinary character of the scope. Among the many practical applications of Surface Design in products, it was decided to invest in the sublimation technique combined with the use of women's scarves in the creation of prints with the Mandalas framework, since both are characterized by versatility, making this proposal viable. The methodology for carrying out and guiding creative development consists of 4 phases supported by tools that assist the project in a specific way and corresponding to the needs observed. The phases are divided into: Problem Analysis, Configuration and Concept, Generation of Alternatives and Evaluation, and Implementation of the Problem Solution. From this projectual plan, where the focus on the surface of the object is the most significant aspect, we aim to investigate possibilities that involve the technical process of sublimation as a basis for the creation of prints and the design of feminine scarves with a new proposal of fashion. References for the development of drawings for the textile surface are derived from the creation of Mandalas and their elements. In the materialization of this collection, we chose to use the creation of prints, which manifests itself as purpose and was composed of 24 prints divided into 6 options of patterns, choosing to use contrasting colors applied to the product to emphasize the chosen theme - Mandalas | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Design têxtil | por |
dc.subject | Estamparia | por |
dc.subject | Lenços femininos | por |
dc.subject | Mandalas | por |
dc.subject | Surface design | eng |
dc.subject | Textile design | eng |
dc.subject | Textile pirnt | eng |
dc.subject | Female kerchiefs | eng |
dc.title | Design de superfície: mandalas como referencial para criação de uma coleção de estampas | por |
dc.title.alternative | Surface design: mandalas a referential for creating a collection of print | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design de Superfície | por |
dc.description.resumo | Este estudo vinculado ao curso de Especialização em Design de Superfície da Universidade Federal de Santa Maria abrange conhecimentos de diferentes faces do Design, sendo voltado à elaboração de um projeto que conecta o Design de Superfície ao Design Têxtil, por haver uma potencialidade a ser explorada na concretização de projetos apoiados nos recursos que as referidas áreas do Design possibilitam. A realização deste projeto contempla pesquisa e fundamentação teórica com foco em diferentes conteúdos que se relacionam entre si, de acordo com o caráter multidisciplinar do âmbito. Dentre as diversas aplicações práticas do Design de Superfície em produtos, optou-se por investir na técnica da sublimação aliada ao uso dos lenços femininos na criação de estampas com o referencial das Mandalas, visto que ambos se caracterizam pela versatilidade, tornando viável esta proposta. A metodologia para efetuar e guiar o desenvolvimento criativo se constitui de 4 fases com o apoio de ferramentas que auxiliam o projeto de forma específica e correspondente às necessidades observadas. As fases dividem-se em: Análise do Problema, Configuração e Conceito, Geração de Alternativas e Avaliação, e Realização da Solução do Problema. A partir deste plano projetual, onde o enfoque sobre a superfície do objeto é o quesito mais significativo, há o objetivo de investigar possibilidades que envolvem o processo técnico da sublimação como base na criação de estampas e na concepção de lenços femininos com uma nova proposta de moda. As referências para o desenvolvimento dos desenhos para as composições dedicadas à superfície dos objetos de superfície têxtil são derivadas da criação de Mandalas e de seus elementos. Na materialização desta coleção, optou-se por utilizar a criação de estampas, que se manifesta como propósito e foi composta por 24 estampas divididas em 6 opções de padronagens, optando-se por usar cores contrastantes aplicadas ao produto para dar ênfase ao tema escolhido – Mandalas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |