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dc.contributor.advisorRomano, Fabiane Vieira
dc.creatorRabenschlag, Rosane Abaz
dc.date.accessioned2020-01-22T14:22:20Z
dc.date.available2020-01-22T14:22:20Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19402
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis study within to the Surface Design Specialization course of the Universidade Federal de Santa Maria covers knowledge from different sides of Design, focusing on the elaboration of a project that connects Surface Design to Textile Design, as there is a potential to be explored in implementation of projects based on the resources that these areas of Design allow. The realization of this project contemplates research and theoretical foundation focusing on different contents that relate to each other, according to the multidisciplinary character of the scope. Among the many practical applications of Surface Design in products, it was decided to invest in the sublimation technique combined with the use of women's scarves in the creation of prints with the Mandalas framework, since both are characterized by versatility, making this proposal viable. The methodology for carrying out and guiding creative development consists of 4 phases supported by tools that assist the project in a specific way and corresponding to the needs observed. The phases are divided into: Problem Analysis, Configuration and Concept, Generation of Alternatives and Evaluation, and Implementation of the Problem Solution. From this projectual plan, where the focus on the surface of the object is the most significant aspect, we aim to investigate possibilities that involve the technical process of sublimation as a basis for the creation of prints and the design of feminine scarves with a new proposal of fashion. References for the development of drawings for the textile surface are derived from the creation of Mandalas and their elements. In the materialization of this collection, we chose to use the creation of prints, which manifests itself as purpose and was composed of 24 prints divided into 6 options of patterns, choosing to use contrasting colors applied to the product to emphasize the chosen theme - Mandalaseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.subjectEstampariapor
dc.subjectLenços femininospor
dc.subjectMandalaspor
dc.subjectSurface designeng
dc.subjectTextile designeng
dc.subjectTextile pirnteng
dc.subjectFemale kerchiefseng
dc.titleDesign de superfície: mandalas como referencial para criação de uma coleção de estampaspor
dc.title.alternativeSurface design: mandalas a referential for creating a collection of printeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign de Superfíciepor
dc.description.resumoEste estudo vinculado ao curso de Especialização em Design de Superfície da Universidade Federal de Santa Maria abrange conhecimentos de diferentes faces do Design, sendo voltado à elaboração de um projeto que conecta o Design de Superfície ao Design Têxtil, por haver uma potencialidade a ser explorada na concretização de projetos apoiados nos recursos que as referidas áreas do Design possibilitam. A realização deste projeto contempla pesquisa e fundamentação teórica com foco em diferentes conteúdos que se relacionam entre si, de acordo com o caráter multidisciplinar do âmbito. Dentre as diversas aplicações práticas do Design de Superfície em produtos, optou-se por investir na técnica da sublimação aliada ao uso dos lenços femininos na criação de estampas com o referencial das Mandalas, visto que ambos se caracterizam pela versatilidade, tornando viável esta proposta. A metodologia para efetuar e guiar o desenvolvimento criativo se constitui de 4 fases com o apoio de ferramentas que auxiliam o projeto de forma específica e correspondente às necessidades observadas. As fases dividem-se em: Análise do Problema, Configuração e Conceito, Geração de Alternativas e Avaliação, e Realização da Solução do Problema. A partir deste plano projetual, onde o enfoque sobre a superfície do objeto é o quesito mais significativo, há o objetivo de investigar possibilidades que envolvem o processo técnico da sublimação como base na criação de estampas e na concepção de lenços femininos com uma nova proposta de moda. As referências para o desenvolvimento dos desenhos para as composições dedicadas à superfície dos objetos de superfície têxtil são derivadas da criação de Mandalas e de seus elementos. Na materialização desta coleção, optou-se por utilizar a criação de estampas, que se manifesta como propósito e foi composta por 24 estampas divididas em 6 opções de padronagens, optando-se por usar cores contrastantes aplicadas ao produto para dar ênfase ao tema escolhido – Mandalas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design de Superfície [34]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Especialização de Design de Superfície

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