dc.contributor.advisor | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.creator | Rothmund, Aline Raquel Speth | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T15:10:09Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T15:10:09Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19413 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the theme of expansion of full-time school day, as public policy, offered through the Brazilian program “Mais Educação” proposed by the Federal Government from 2007, as well as understanding its organization and development in the municipality of Arroio do Tigre-RS/Brazil (2013-2014), in order to have a problematic understanding of the advances and challenges of “Mais Educação” program, in a dimension of integral education and its close linkage between the extension of the school day to a higher quality of basic education. First it was presented some considerations about some public policies and their relationship with the democratic administration. Then the some aspects of history of education were presented demonstrating the need to expand the child's attendance at school. Finally, It was analyzed Mais Educação Brazilian Federal Program in Arroio do Tigre context. The method used in this research was the case study, In summary, it was observed that these educational practices are inducing quality in education and follow the principles of democratic administration of education. In terms of advances, there has been the improvement of self-esteem, of interest and of the results of school students in counter school time. Some challenges are: the promotion of regular shift lessons; the increase in the number of students participating in the program; the re-evaluation of practice through continuing education; and the effective, coordinated and supervised dialogue among coordinators, teachers and monitors. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Programa Mais Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Integral education | eng |
dc.subject | Mais Educação Brazilian education program | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | Avanços e desafios da educação integral uma análise do Programa Mais Educação e sua perspectiva de gestão democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar a temática da ampliação da jornada escolar em tempo integral, como política pública, oferecida através do Programa Mais Educação proposto pelo Governo Federal a partir de 2007, bem como compreender sua organização e desenvolvimento no município de Arroio do Tigre – RS (2013 – 2014), tendo como problemática o entendimento dos avanços e desafios do Programa Mais Educação, em uma dimensão da educação integral e sua estreita ligação entre a ampliação da jornada escolar a uma maior qualidade da educação básica. Primeiramente foram apresentadas algumas considerações sobre política pública e sua relação com a gestão democrática. Em seguida, restauram-se fatores que marcaram, na história da educação, a necessidade de ampliação de atendimento da criança na escola. E por fim, apresentou-se o Programa Mais Educação e a sua implantação no município de Arroio do Tigre. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso, cujo referencial repercute no Programa Mais Educação e sua política educacional, diretamente relacionada com a gestão educacional e a inquietação com educação de qualidade. Em síntese, observou-se que essas práticas educativas são indutoras de qualidade na educação do município e seguem os princípios da Gestão Democrática da educação. Em termos de avanços, verificou-se a melhoria da autoestima, do interesse e dos resultados escolares dos alunos no contraturno. Quantos aos desafios destacam-se: a dinamização das aulas no turno regular; o aumento da quantidade de alunos que participam do Programa; a reavaliação das práticas por meio da educação continuada; e o diálogo efetivo, coordenado e supervisionado entre coordenadores, professores e monitores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |