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dc.contributor.advisorCremonese, Dejalma
dc.creatorCunha, Rosinha Maria da
dc.date.accessioned2020-01-24T14:29:40Z
dc.date.available2020-01-24T14:29:40Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19422
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractMaslow Theory was written in the 50's and it analyses the needs of men through a pyramid, where at the base we find physiological needs, safety needs, social/love needs, esteem need and self-fulfillment need. However, during this period, the appeal of consuption was relatively small and people's purchase power was shortened. Economical development and growth, rapid and crescent social relations nowadays begin to have a strong presence of consumerism, favored by massive media, self-esteem issues, economical situation and people's dissatisfaction, which are mostly treated with having new things. In an era when instant communication and social relations are constantly mutating, to establish consumption out of needs is one of the possibilities an individual can use to be accepted and to belong. Following that line of thought, Maslow's Theory began to suffer influence from social groups and its hierarchy order lost its validity. A research with 36 students of a total of 190 enrolled in Management shows that physiological need still are a priority in their lives but social need to belong to a group has changed the order of the pyramid. This study establishes a close connection between social relations and consumption and it proves we are influenced by our need of acceptance and so, we are able to assure the study of social relations and the economy of a country , state or city are intimately connected to its population.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMaslowpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectRelações sociaispor
dc.subjectConsuptioneng
dc.subjectSocial relationseng
dc.titleA teoria de Maslow é valida para o estudo hábitos de consumo ou as relações sociais atuais estabelecem as necessidades de consumo de um grupo determinadopor
dc.title.alternativeMaslow theory is valid to investigate consumer habits or do modern social relations determine the needs of a determined consumers group?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoTeoria de Maslow foi escrita na década de 50 e analisa as necessidades do homem através de uma pirâmide, a pirâmide das necessidades, onde se estabelece na base as necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais ou de amor, necessidade de estima e necessidade de autorrealização, porém neste período o apelo ao consumo era relativamente pequeno e o poder aquisitivo das pessoas era reduzido. O crescimento e o desenvolvimento econômico, as relações sociais crescem rapidamente, nos dias atuais passaram a ter um peso significativo o consumo, favorecidos por uma comunicação massiva, problemas de autoestima, momento econômico e insatisfação do individuo, que procura saciar as suas angústias com o ter. Em uma era em que a comunicação instantânea e as relações sociais vivem em um processo constante de mutação, estabelecer o consumo por necessidade de espaços é uma das armas que o indivíduo utiliza para ser aceito e pertencer ao grupo, sendo assim a Teoria de Maslow, passa sofrer influência dos grupos sociais e altera a sua ordem hierárquica estabelecida para as necessidades, perdendo a sua validade. A pesquisa realizada com 36 alunos do total de aproximadamente 190 alunos matriculados no curso técnico em administração mostra que as necessidades fisiológicas têm prioridade na vida dos alunos e a necessidade de aceitação nos grupos sociais faz com que a base da pirâmide a ordem da pirâmide sofra alterações. Esse trabalho estabelece uma relação próxima entre relações sociais e consumo e comprova que somos influenciáveis pela nossa necessidade de aceitação, por isso podemos afirmar que o estudo das relações sociais e a economia de um país, o estado ou município estão intimamente ligados e costumes da sua população.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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