Gamearte com interação assimétrica: Thanatophobia
Resumo
A presente dissertação em poéticas visuais aborda a produção da gamearte
“Thanatophobia”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Artes
Visuais/UFSM, na linha de pesquisa em Arte e Tecnologia, que consiste em um
jogo artístico realizado em realidade mista. A gamearte se aproxima de
características comuns aos jogos, porém sustenta-se por meio de sua poética.
Apresenta elementos para interação em um ambiente virtual, bem como utiliza
interfaces físicas, estabelecendo assim uma interação assimétrica. Tal conceito
de interação assimétrica, apontado nesta pesquisa, diz respeito a participação
entre diversos interatores em ambientes tecnológicos distintos, cada um agindo
de forma específica de acordo com cada interface, contudo explorando o mesmo
ambiente virtual e ações compartilhadas. O tema da gamearte “Thanatophobia” é
o terror, sendo recorrente em diversas obras artísticas. Aqui, o terror possui
forte ligação com a imersão dos interatores em um ambiente hostil, suscitando
diferentes sensações, sendo o medo a principal. A fim de estabelecer tais
conexões entre jogo, arte e terror, investiga-se os conceitos de jogos e gamearte,
sua relação com o campo das artes, questões de interface e interatividade, bem
como apresenta-se uma reflexão sobre interação assimétrica a partir do
desenvolvimento da própria poética da gamearte “Thanatophobia”.
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