dc.contributor.advisor | Schumacher, Jane | |
dc.creator | Porto, Gabriela Pires | |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:26:30Z | |
dc.date.available | 2020-01-28T14:26:30Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | PORTO, G. P. O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade
com foco na educação infantil. 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19442 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Multi-idade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professor-aluno | por |
dc.title | O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade
com Foco na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo do estudo foi analisar o trabalho pedagógico desenvolvido
dentro do âmbito escolar em turmas de multi-idade. Também foi discutida as políticas públicas sobre
Educação Infantil e Multi-idade, a relação e interação professor aluno, englobando o Trabalho Pedagógico
em Turmas de Multi-idade com foco na Educação Infantil, sendo estes eixos norteadores os quais
contemplam a proposta pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. A metodologia de
estudo tem como base a pesquisa qualitativa exploratória tendo como análise de dados o questionário
aberto sendo este composto por três perguntas descritivas aplicado e desenvolvido com 06 professoras da
Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Os resultados obtidos através da análise de dados mostram
que o trabalho pedagógico desenvolvido em turmas de multi-idade possibilitam as crianças diferentes
experiências entre maiores e menores, bem como a relação estabelecida entre eles através das interações
e brincadeiras. Compreendemos que o papel do professor é mediar os conflitos existentes. Portanto
trabalhar com turmas de multi-idade exige do professor uma constante formação no que diz respeito as
diferentes temáticas de estudo | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |