Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchumacher, Jane
dc.creatorPorto, Gabriela Pires
dc.date.accessioned2020-01-28T14:26:30Z
dc.date.available2020-01-28T14:26:30Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationPORTO, G. P. O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantil. 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19442
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectMulti-idadepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProfessor-alunopor
dc.titleO trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade com Foco na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo do estudo foi analisar o trabalho pedagógico desenvolvido dentro do âmbito escolar em turmas de multi-idade. Também foi discutida as políticas públicas sobre Educação Infantil e Multi-idade, a relação e interação professor aluno, englobando o Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade com foco na Educação Infantil, sendo estes eixos norteadores os quais contemplam a proposta pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. A metodologia de estudo tem como base a pesquisa qualitativa exploratória tendo como análise de dados o questionário aberto sendo este composto por três perguntas descritivas aplicado e desenvolvido com 06 professoras da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Os resultados obtidos através da análise de dados mostram que o trabalho pedagógico desenvolvido em turmas de multi-idade possibilitam as crianças diferentes experiências entre maiores e menores, bem como a relação estabelecida entre eles através das interações e brincadeiras. Compreendemos que o papel do professor é mediar os conflitos existentes. Portanto trabalhar com turmas de multi-idade exige do professor uma constante formação no que diz respeito as diferentes temáticas de estudopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples