dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Silva, Greice Nattiele Teixeira da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:29:20Z | |
dc.date.available | 2020-01-28T14:29:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | SILVA, G. N. T. da. As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da
prática do estágio supervisionado. 2018. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19444 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2018 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Rotinas | por |
dc.subject | Tempos e espaços | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio
Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças
de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se pesquisar a organização e a efetivação
das rotinas na Educação Infantil, a partir da prática do Estágio Supervisionado.
Especificamente, refletir sobre a organização dos tempos e dos espaços como
elementos que estruturam as rotinas; conhecer a organização dos tempos e espaços
na rotina do Pré A; e analisar as contribuições da prática de estágio supervisionado
em relação às rotinas do Pré A. Como metodologia, desenvolvi um estudo reflexivo a
partir da minha própria prática do estágio supervisionado, realizado em uma escola
municipal de ensino fundamental. A fundamentação teórica foi baseada em Barbosa
(2006) e Horn (2004; 2017). Durante o período do estágio supervisionado consegui
compreender a importância de organizar espaços pensados para cada grupo,
respeitando cada criança e suas especificidades. Assim, busquei modificar a
organização da rotina, pensando em tempos e espaços que respeitem a criança e que
as desafie, permitindo que elas brinquem, interajam e se desenvolvam. Neste sentido,
dentre as contribuições que busquei proporcionar cito: a importância da continuidade
da brincadeira, a diversidades de experiencias no pátio, a exploração de materiais não
estruturados, o respeito ao tempo de cada criança e os interesses do grupo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |