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dc.creatorGarcia, Guilherme da Silva
dc.date.accessioned2020-01-29T15:31:29Z
dc.date.available2020-01-29T15:31:29Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19448
dc.description.abstractHumanoid robots are robots that generally resemble humans in their structure and communicate with them through gestures and speech. These robots can be used in different functions that require human-robot interaction (HRI), such as motivation to perform physical exercises. Regular exercise and reduction of sedentary behavior is vital for adult health (GARBER et al., 2011). Despite its importance, 62.1% of the Brazilian population does not practice any physical activity (IBGE, 2015). Therefore, the aim of this paper is to investigate the effect of using a humanoid robot as a motivation tool for physical exercise. In order to do this, we utilized a humanoid robot as an instructor for physical exercise in a stationary bicycle. The study was attended by 14 subjects of both genres, with a mean age of 23.5 2.38 years, who were divided into groups: one with the robot instructor, and a control group. These participants performed two exercise sessions, lasting 6 minutes each, and after each session, answered questionnaires about motivation, psychological aspects and human-robot interaction. A sensor was used in the ergometer to measure the distance traveled (km) and the average speed (km / h). For data treatment, descriptive statistics were used to verify frequency, percentage, mean and standard deviation, as well as the Shapiro-Wilk test to test data normality. As for inferential statistics, the T-test and Mann-Whitney were used and the significance level adopted was 5% so that the results were considered significant for p<0.05. The results suggest the robot may have positively influenced the perception of motivation, pleasure and fun. The effort and performance of average speed and distance traveled do not seem to have been influenced. The interaction with the robot also seems to have generated a positive change in the moods of the participants. The comparisons made, however, did not show a statistically significant difference. We believe that a larger number of participants and other studies are needed to conclude about the robot influence on the investigated aspects. Future studies includes using the robot to motivate patients in clinics and hospitals and a long-term application of this tool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectInteração humano-robôpor
dc.subjectRobôs humanoidespor
dc.subjectRoboticeng
dc.subjectHuman–robot interactioneng
dc.subjectHumanoid roboteng
dc.titleEfeito do uso de um robô humanoide como ferramenta de motivação para exercícios físicos e seus aspectos psicológicospor
dc.title.alternativeEffect of using a humanoid robot as a motivation tool for physical exercise and its psychological aspectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoRobôs humanoides são robôs que, geralmente, se assemelham aos seres humanos em sua estrutura e se comunicam com eles através de gestos e fala. Esses robôs podem ser utilizados em diferentes funções que necessitam de interação humano-robô (IHR), como na motivação para realização de exercícios físicos. A prática regular desses exercícios e a redução de comportamento sedentário é vital para a saúde de adultos (GARBER et al., 2011). Apesar de sua importância, 62,1% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física (IBGE, 2015). O objetivo do presente trabalho é investigar o efeito do uso de um robô humanoide como uma ferramenta de motivação para exercícios físicos. Para isso, um robô humanoide foi utilizado como um agente motivador durante a prática de exercício em uma bicicleta ergométrica. O estudo contou com a participação de 14 sujeitos de ambos os sexos, com idade média de 23,5 2,38 anos, que foram divididos em dois grupos. O grupo A executou o exercício sem instrutor e o grupo B executou com o robô de instrutor. Esses participantes realizaram duas sessões de exercícios, com duração de 6 minutos cada, e após cada sessão, responderam a questionários sobre a motivação, aspectos psicológicos e interação humano-robô. Um sensor foi utilizado na ergométrica para medir a distância percorrida (km) e a velocidade média (km/h). Para o tratamento dos dados, foi utilizada estatística descritiva para verificação de frequência, porcentagem, média, desvio padrão e o teste de Shapiro-Wilk para testar a normalidade dos dados. Quanto à estatística inferencial, foram utilizados o Teste T e o Mann-Whitney e o nível de significância adotado foi de 5% de modo que os resultados foram considerados significativos para valores de p<0,05. Os resultados, sugerem o robô pode ter influenciado de forma positiva na percepção de motivação, prazer e divertimento. O esforço e o desempenho de velocidade média e distância percorrida parecem não ter sido influenciados. A interação com o robô, também parece ter gerado uma mudança positiva nos estados de humor dos participantes. As comparações realizadas, porém, não apresentaram em uma diferença estatisticamente significativa. Acreditamos que, um número maior de participantes e outros estudos sejam necessários para concluir sobre a influência do robô nos aspectos investigados. Trabalhos futuros incluem a utilização do robô para motivar pacientes em clinicas e hospitais e uma aplicação de longa duração dessa ferramenta.por
dc.contributor.advisor1Librelotto, Giovani Rubert
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865997296771785por
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Rodrigo da Silvapor
dc.contributor.referee1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee2Tedesco, Leonel Pablo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520175088634553por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893255293788747por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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