dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Garcia, Simone Hoerbe | |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T11:48:43Z | |
dc.date.available | 2016-08-03T11:48:43Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1945 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This article aims to reflect about the theoretical subsidies that involve the school
inclusion and the pedagogic accompaniment of the post-hospitalized child. From this
study, one tried to investigate if the pedagogic accompaniment done in the hospital
class at Hospital Universitário de Santa Maria has kept the function of facilitator in the
process of inclusion of one post-hospitalized pupil in the school scope. So, a case study
was carried out with a post-hospitalized pupil who has attended the school class at
Hospital Universitário de Santa Maria from 2000 to 2004. Nowadays this pupil is in the
5th grade of a public school from Santa Maria. Semi-structured interviews were carried
out with his teachers from this school and from the school class. Therefore, one noticed
that the pedagogic accompaniment offered by the school class during the health
treatment was extremely important because it allowed to the pupil, although he could
not attend school, continuing to study and follow his group from the materials sent by
the school. When he returned to the school, he readapted easily both in the school and
socially because he was not deprived of school subjects and affectionate relationships
during the hospital admission. Besides, he had the opportunity to establish new links of
friendship in the hospital and it reflected positively on the reintegration with the school
group. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Classe hospitalar | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Aluno pós-hospitalizado | por |
dc.title | Classe hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizados | por |
dc.title.alternative | Hospital class: mediation to the school inclusion of the post-hospitalized pupil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão
escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospitalizada. A partir deste
estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe
hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no
processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi
realizado um estudo de caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe
hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que
atualmente está incluído na quinta-série de uma escola estadual da cidade de Santa
Maria. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e
com a professora da classe hospitalar do referido aluno. Assim, constatou-se que o
acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de
saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de
freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos
materiais enviados pela escola. O aluno ao retornar a escola, apresentou facilidade de
readaptação tanto escolar quanto social, pois não foi privado dos conteúdos escolares
e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade
de estabelecer novos vínculos de amizades no hospital, o que refletiu positivamente na
reintegração com o grupo escolar. Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes
em tratamento de saúde nas classes hospitalares é de suma importância desde o
momento da internação até a alta hospitalar, pois contribuem para que não ocorra
defasagem na aprendizagem, facilitando a inclusão no âmbito escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |