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dc.contributor.advisorAcosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.creatorGiovelli, Marivana
dc.date.accessioned2016-08-03T12:26:52Z
dc.date.available2016-08-03T12:26:52Z
dc.date.issued2004-06-08
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1946
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis study is a final result of the Specialization Course in Human Movement Science, sub-area Pedagogy of the Human Movement, and it shows a look about the Project “University and Oldies – Turning to Study – Special Student II”, from the Federal University of Santa Maria, connected to the Integrated nucleus of Study and Support to the Third Age (NIEATI). The study characteristic was a Study Case, where it was analyzed five UFSM Learn Centers with the presences of the oldies matriculated in some disciplines of this Centers. It was searched to understand how the education process happens in front of an inter-generation relationship, the oldies, students, the young and the teachers, in a same study room, into the University. Looking to the education like a partaken practice, we tried to observe the results of this project, of the presence of the ancient in the study room. Concluding, the teacher has a fundamental position, by your formation and by the form that they teach, in to permit a perfect relationship between the generations. The regular students accept, exalt and believe in the contribution of the oldies in the disciplines, with the partition of them lives experiences. The Special Student II (ancient) takes disciplines of your own interest, search dreams realizations, help in his profession, the need for to learn and make relations. Teachers understand the limitations of them; they wait it from the project, they ever want more information and divulgation, and they believe that the principal look is the character of humanization that the project shows, the wisdom of all and the union of this by the dialog and by the relationship are what to characterize the education for freedom and the autonomy. The present text shows too, topics about the human ageing, about inter-generation and dialog and about education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.titleDiálogo intergeracional e educação: uma prática compartilhadapor
dc.title.alternativeInter-generation dialog and education: a partaken practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do Movimento Humano, sub-área Pedagogia do Movimento Humano, e apresenta um olhar sobre o “Projeto Universidade e Idosos/Voltando a Estudar- Aluno Especial II”, da Universidade Federal de Santa Maria, ligado ao Núcleo Integrado de Estudo e Apoio à Terceira Idade (NIEATI). A pesquisa caracterizase por um Estudo de Caso, onde foram analisados cinco centros de ensino, com a presença de idosos matriculados em disciplinas de cursos desses centros. Foram entrevistados cinco professores, quatro idosos (alunos especiais II), cinco acadêmicos regulares e foram feitas observações da aulas. Procurou-se compreender como acontece o processo de educação diante de um relacionamento intergeracional entre idosos, acadêmicos jovens e professores, em uma mesma sala de aula, dentro da universidade. Entendendo educação como uma prática compartilhada, tentamos observar os frutos do projeto, através da presença do velho em sala de aula. Concluiu-se que o professor tem papel fundamental e, através de sua formação e da forma como ministra suas aulas, pode permitir um perfeito relacionamento entre as gerações. Com relação aos acadêmicos regulares, eles aceitam, elogiam e acreditam na contribuição do idoso para as disciplinas dos cursos, pois através da partilha de suas experiências de vida, há um enriquecimento dos assuntos abordados nas aulas. O Aluno Especial II (idoso), busca as disciplinas de interesse, a realização de sonhos, o auxilio na profissão, a vontade de aprender e se relacionar. Os professores compreendem suas limitações em trabalhar com os idosos e apostam no projeto. Pedem também, mais informações e divulgação acreditando que o principal foco é o caráter humanizador que o projeto apresenta. Os saberes de cada um e a comunhão desses através do diálogo e do relacionamento é que caracteriza a educação para a liberdade e a autonomia. O texto apresenta também, tópicos sobre o envelhecimento humano, sobre diálogo intergeracional e sobre educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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