dc.contributor.advisor | Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo | |
dc.creator | Giovelli, Marivana | |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T12:26:52Z | |
dc.date.available | 2016-08-03T12:26:52Z | |
dc.date.issued | 2004-06-08 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1946 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This study is a final result of the Specialization Course in Human Movement
Science, sub-area Pedagogy of the Human Movement, and it shows a look
about the Project “University and Oldies – Turning to Study – Special Student
II”, from the Federal University of Santa Maria, connected to the Integrated
nucleus of Study and Support to the Third Age (NIEATI). The study
characteristic was a Study Case, where it was analyzed five UFSM Learn
Centers with the presences of the oldies matriculated in some disciplines of this
Centers. It was searched to understand how the education process happens in
front of an inter-generation relationship, the oldies, students, the young and the
teachers, in a same study room, into the University. Looking to the education
like a partaken practice, we tried to observe the results of this project, of the
presence of the ancient in the study room. Concluding, the teacher has a
fundamental position, by your formation and by the form that they teach, in to
permit a perfect relationship between the generations. The regular students
accept, exalt and believe in the contribution of the oldies in the disciplines, with
the partition of them lives experiences. The Special Student II (ancient) takes
disciplines of your own interest, search dreams realizations, help in his
profession, the need for to learn and make relations. Teachers understand the
limitations of them; they wait it from the project, they ever want more information
and divulgation, and they believe that the principal look is the character of
humanization that the project shows, the wisdom of all and the union of this by
the dialog and by the relationship are what to characterize the education for
freedom and the autonomy. The present text shows too, topics about the
human ageing, about inter-generation and dialog and about education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.title | Diálogo intergeracional e educação: uma prática compartilhada | por |
dc.title.alternative | Inter-generation dialog and education: a partaken practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado final do curso de Especialização em Ciência do
Movimento Humano, sub-área Pedagogia do Movimento Humano, e apresenta
um olhar sobre o “Projeto Universidade e Idosos/Voltando a Estudar- Aluno
Especial II”, da Universidade Federal de Santa Maria, ligado ao Núcleo
Integrado de Estudo e Apoio à Terceira Idade (NIEATI). A pesquisa caracterizase
por um Estudo de Caso, onde foram analisados cinco centros de ensino,
com a presença de idosos matriculados em disciplinas de cursos desses
centros. Foram entrevistados cinco professores, quatro idosos (alunos
especiais II), cinco acadêmicos regulares e foram feitas observações da aulas.
Procurou-se compreender como acontece o processo de educação diante de
um relacionamento intergeracional entre idosos, acadêmicos jovens e
professores, em uma mesma sala de aula, dentro da universidade. Entendendo
educação como uma prática compartilhada, tentamos observar os frutos do
projeto, através da presença do velho em sala de aula. Concluiu-se que o
professor tem papel fundamental e, através de sua formação e da forma como
ministra suas aulas, pode permitir um perfeito relacionamento entre as
gerações. Com relação aos acadêmicos regulares, eles aceitam, elogiam e
acreditam na contribuição do idoso para as disciplinas dos cursos, pois através
da partilha de suas experiências de vida, há um enriquecimento dos assuntos
abordados nas aulas. O Aluno Especial II (idoso), busca as disciplinas de
interesse, a realização de sonhos, o auxilio na profissão, a vontade de
aprender e se relacionar. Os professores compreendem suas limitações em
trabalhar com os idosos e apostam no projeto. Pedem também, mais
informações e divulgação acreditando que o principal foco é o caráter
humanizador que o projeto apresenta. Os saberes de cada um e a comunhão
desses através do diálogo e do relacionamento é que caracteriza a educação
para a liberdade e a autonomia. O texto apresenta também, tópicos sobre o
envelhecimento humano, sobre diálogo intergeracional e sobre educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |