O cenário de ensino e pesquisa em ética na arquivologia: o caso do curso de graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria
Resumen
Este trabalho objetiva investigar o cenário do ensino e pesquisa em Ética do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente, a relação entre o ensino de Ética e seu impacto nas pesquisas desenvolvidas pelos discentes sobre o tema. Para tanto, através do sítio institucional do curso na web, foi verificado o ementário e bibliografia mínima obrigatória da disciplina Ética e Legislação Arquivística do PPC do curso de 2004. Após, foram identificados, dentre todos os TCCs produzidos pelos discentes do curso e disponibilizados no Laboratório de Arranjo, Descrição e Memória, aqueles que tratam de temáticas relacionadas à Ética, sendo verificados que de 249 TCCs, apenas 4 tratam sobre Ética ou assuntos periféricos, um total de apenas 1,6% do acervo. Com os TCCs selecionados, foram analisados seus temas centrais, palavras-chave, tipo e natureza de pesquisa, relações das pesquisas com a Ética, cumprimento de seus objetivos propostos e, especificamente, bibliografias utilizadas nas TCCs. Após, foram identificadas quais destas eram relacionadas a ética, autor, data de publicação, além de verificar se o ensino em ética no curso de Arquivologia/UFSM, na forma das bibliografias disponibilizadas como obrigatórias na ementa analisada, encontra contrapartida na produção de TCCs dos discentes. Das 103 referências bibliográficas encontradas nos 4 TCCs pesquisados, 42 referências relacionadas a ética, cerca de 41% do total. Destas 42 referências identificadas e analisadas, nenhuma possui réplica no ementário da disciplina de Ética e Legislação Arquivística. Evidenciou-se que, por conta de o currículo ser desatualizado, os discentes procuram bibliografias mais utilizadas atualmente para a produção de seus TCCs.
Colecciones
- TCC Arquivologia [85]
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