“A gente tem muito pra contar!” O território epistemológico camponês por egressos de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal
Abstract
Os Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA) têm se constituído coletivamente como um movimento de luta e resistência frente às imposições do capital e do modelo político-econômico do agronegócio. Juntas, as Casas Familiares Rurais e sua produção territorial contribuem para a formação do que chamamos de território epistemológico camponês. Desde a origem, na França, em 1935, essa pedagogia e seus processos formativos têm alargado as possibilidades de permanência e ação dos jovens no campo, pelas relações político-sociais estabelecidas nos lugares de atuação das escolas que, por meio da interrelação educação e trabalho, integram uma práxis transformadora na vida concreta destes sujeitos sociais. Compreendemos a experiência de vida camponesa a partir dos conceitos de sociologia da ausência e sociologia da emergência como possibilidade de reconhecimento das epistemologias do modo de vida camponês, que vem sendo negado como ciência moderna pelo capital. O propósito deste estudo foi compreender as transformações percebidas na (re)produção da vida dos egressos da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas (CFRTV) – Catuípe, Brasil, e da Casa Escola Agrícola Campo Verde (CEACV), Póvoa do Varzim, Portugal, reconhecendo e visibilizando a ecologia de saberes, que une conhecimentos científicos àqueles conhecimentos artesanais/ancestrais, originados da luta e resistência cotidiana destas Epistemologias do Sul. Esta pesquisa, em uma abordagem qualitativa, além do aporte teórico e documental, instrumentalizou-se em entrevistas, vivências e observações, nas escolas e nas moradias dos entrevistados de cada um dos países. Espera-se, a partir da tradução intercultural entre os campos estudados, no Brasil e em Portugal, ampliarmos a compreensão das contradições da questão agrária, do processo formativo destes CEFFA e sua relação com a vida dos egressos. Com isso, reconhecermos os conhecimentos sobre a complexa relação entre formação e territorialização do jovem no campo, inserida na luta de classes e no enfrentamento das condições de trabalho e vida no campo da contemporaneidade.
Collections
The following license files are associated with this item: