dc.creator | Menezes, Eliana da Costa Pereira de | |
dc.creator | Lazzarin, Márcia Lise Lunardi | |
dc.creator | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T13:58:41Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T13:58:41Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | MENEZES, Eliana da Costa Pereira de ... [et al]. Fundamentos da Educação Especial II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. | por |
dc.identifier.isbn | 978 85 8341 258-8 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19477 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UFSM | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | Fundamentos da Educação Especial II | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Na disciplina Fundamentos da Educação Especial I, ofertada no 1º semestre do Curso, propomos uma discussão relativa à emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e à organização das modalidades de atendimento educacional especializado nas políticas atuais de inclusão. Na continuidade desses estudos, apresentamos agora a disciplina Fundamentos da Educação Especial II, obrigatória para integralização curricular deste Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), que faz parte do Núcleo da Fundamentação da Educação Especial do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Especial – Licenciatura (a distância), com 60 horas teóricas. Com o objetivo de compreender os processos de in/exclusão dos sujeitos com deficiência mental e surdos no contexto de escolarização, as discussões que a constituem foram construídas com o foco específico nas áreas da surdez e da deficiência mental, a partir das seguintes unidades didáticas: Unidade 1 – Processos de in/exclusão no contexto de escolarização; Unidade 2 – Aspectos históricos e pedagógicos da surdez; Unidade 3 – Aspectos históricos e pedagógicos da deficiência mental. Dessa maneira, as áreas da surdez e da deficiência mental serão contextualizadas e introduzidas nas Unidades 2 e 3, de modo que você possa aprofundar os estudos dessas áreas nos demais semestres letivos deste Curso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |