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dc.creatorGabbi, Thieli Smidt
dc.date.accessioned2020-02-06T12:43:52Z
dc.date.available2020-02-06T12:43:52Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19496
dc.description.abstractThis thesis presents contributions to sensorless control for permanent magnet synchronous motors. A maximum torque per ampere strategy is used to generate the current control reference in synchronous reference frame. When this type of strategy is used this gives better performance in operations up to rated speed can ve achieved. Two discrete time domain current control proposals are presented for motor applications using microcontrollers. The first technique utilizes a disturbance observer associated sliding mode controller to minimize the effect of matched and unmatched disturbances, as well as variations and uncertainties parameters. The second strategy provides new conditions of linear matrix inequalities for the digital redesign of proportional integral controllers applied to plants described by first order models affected by a sampling period delay in the implementation of digital control. The current control technique presented require the knowledge of the rotor speed/position of the motor. This information that can be obtained through mechanical sensors or rotor speed/position estimation algorithms. Due to the fact that mechanical sensors reduce the robusteness of the control system, three rotor speed estimation techniques were proposed in this work. The first strategy uses the observation of the counter electromotive force of the motor through the use of a disturbance observer, and from this information a speed adaptation law is proposed in the stationary reference frame. The second technique uses a model reference adaptive system. A linearized model is necessary for the development of this technique. In order to increase the robustness of the proposed algorithm the proportional-integral regulator used in classical methods was replaced by a sliding mode regulator. The third estimator, in the discrete time domains, uses the observation of the currents in the discrete time domain to develop a rotor speed adaptation law in the synchronous reference frame. The stability analysis and convergence of the controllers and estimators are presented. Simulation and experimental results validate the proposed algorithms.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectControle sensorlesspor
dc.subjectControle de correntepor
dc.subjectEstimação de velocidade rotóricapor
dc.subjectDomínio do tempo discretopor
dc.subjectMotor síncrono de ímãs permanentespor
dc.subjectCurrent controleng
dc.subjectDiscrete-time domaineng
dc.subjectPermanent magnet synchronous motoreng
dc.subjectSensorless controleng
dc.subjectRotor speed observereng
dc.titleContribuição ao controle sensorless de motores síncronos de ímãs permanentespor
dc.title.alternativeContribution to the sensorless control for permanent magnet synchronous motorseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho contribui com o controle sensorless de motores síncronos de ímãs permanentes. Para a obtenção de um desempenho eficiente na faixa de operação é utilizada a estratégia de máximo torque por ampere para geração de referências de corrente no referencial síncrono dq. Visando aplicações em microprocessadores, duas propostas de controle de corrente no domínio do tempo discreto são apresentadas. A primeira utiliza um controlador por modos deslizantes associada a um observador de distúrbio para minimização do efeito dos distúrbios conhecidos e desconhecidos da planta, bem como das variações e incertezas paramétricas. A segunda estratégia fornece novas condições de desigualdades matriciais lineares para o reprojeto digital de controladores proporcionais integrais aplicados a plantas que podem ser descritas por modelos de primeira ordem afetados por atraso de um período de amostragem. Ambas as técnicas de controle necessitam do conhecimento da velocidade/posição rotórica que podem ser obtidas através de sensores mecânicos ou de algoritmos de estimação de velocidade/posição rotórica. Três técnicas de estimação da velocidade rotórica foram propostas nesse trabalho. A primeira técnica utiliza a observação da força contra-eletromotriz do motor através da utilização de um observador de distúrbio, e a partir dessas informações uma lei de adaptação da velocidade é proposta no referencial estacionário. A segunda estratégia de estimação proposta utiliza um sistema adaptativo por modelo de referência. Para o desenvolvimento desta técnica mostra-se necessária a linearização do modelo em coordenadas síncronas. Visando aumentar a robustez do algoritmo proposto o sistema de adaptação clássico foi substituído por modos deslizantes. A terceira técnica, desenvolvida no domínio do tempo discreto, utiliza a observação das correntes estatóricas do modelo simétrico no referencial síncrono para o desenvolvimento de um lei de adaptação da velocidade no referencial síncrono dq. As análises de estabilidade e da convergência dos algoritmos são apresentadas. Resultados de simulação e experimentais validam as técnicas propostas.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Rodrigo Padilha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7274686165301866por
dc.contributor.advisor-co1Gründling, Hilton Abílio
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128096609162437por
dc.contributor.referee1Gastaldini, Cristiane Cauduro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5279383710532072por
dc.contributor.referee2Baratieri, Cassio Luciano
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4563231120744990por
dc.contributor.referee3Fernandes, Eisenhawer de Moura
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934688409399283por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187997635604405por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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