Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTochetto, Tania Maria
dc.creatorGambini, Caroline
dc.date.accessioned2016-08-03T14:02:07Z
dc.date.available2016-08-03T14:02:07Z
dc.date.issued2006-01-27
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1949
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe effective communication mainly depends on the human being´s capacity in understanding the speech. Many hearing habilities are involved in this process and can be improved with an auditory trainning, becoming an agent that favours the recognition process of the speech. One of the basis of this practice is the plasticity of the central auditory nervous system. For this reason, this research was developed to compare the recognition hability in silence and in noise in students with or without musical practice of different social and cultural levels. Ten children that had had early musical initiation by Suzuki Method (Group A) participated in this study, 15 children of the Army School in Santa Maria (Group B) and 15 children of a Philanthropy School mantained by a Spiritual Society for Study and Charity, also known as Joaquina´s Home (Group C). All volunteers were normal hearing and without otologics complaints, with ages among 7 and 13 years old. A detailed report, inspection of the external acoustic meatus, pure tone audiometry, survey of the speech threshold recognition and speech recognition percent index were done. For Sentence Recognition Threshold (SRT) in Silence and in Noise, it was used the Statement List in Portuguese (Costa, 1998). From the SRT in noise, the Relation Sign/Noise (S/N) was obtained. The statements and the noise (fixed at 65 dB HL) were presented ear by ear by ear phones, by the increasing-decreasing strategy (Levitt & Rabiner, 1967). The following results were obtained: Group A: SRT in quiet = 6,60 dB HL and S/R = -3,94 dB HL; Group B: SRT in quiet = 7,57 dB HL and S/R = -4,61 dB HL and Group C: SRT in quiet = 10,43 dB HL and S/R = -1,54 dB HL. There was a statistically difference among Group C and the two other groups in both evaluated aspects. It was conclued that the social and cultural levels, not concerning the trainning of the hearing habilities by the early musical practice, can affect the hability in recognizing the speech.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectFalapor
dc.subjectReconhecimento da falapor
dc.subjectPrática musicalpor
dc.subjectCriançaspor
dc.titleReconhecimento de fala em escolares com e sem prática musical e diferentes níveis sócio-culturaispor
dc.title.alternative“Speech recognition in students with or without musical practice of different social and cultural levels”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoA comunicação efetiva depende principalmente da capacidade do ser humano compreender a fala. Muitas habilidades auditivas estão envolvidas neste processo e podem ser aprimoradas com o treinamento auditivo, tornando-se um agente facilitador do processo de reconhecimento da fala. Um dos fundamentos dessa prática é a plasticidade do sistema nervoso auditivo central. Por esta razão, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de comparar a habilidade de reconhecimento de fala no silêncio e no ruído em escolares com e sem prática musical e de diferentes níveis sócio-culturais. Participaram deste estudo 10 crianças que tiveram iniciação musical precoce por meio do Método Suzuki (Grupo A), 15 crianças alunas do Colégio Militar de Santa Maria (Grupo B) e 15 crianças alunas de uma Escola Filantrópica mantida pela Sociedade Espírita Estudo e Caridade, também conhecida como Lar de Joaquina (Grupo C). Todos os voluntários eram normo-ouvintes e sem queixas otológicas, com idade variando de 7 a 13 anos. Foi realizada anamnese, inspeção do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, pesquisa do limiar de reconhecimento de fala e índice perceptual de reconhecimento de fala. Para realização da pesquisa do Limiar de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio (LRSS) e no Ruído (LRSR), utilizou-se o teste Lista de Sentenças em Português (LSP) (Costa, 1998). A partir do LRSR, obteve-se a Relação Sinal/Ruído (S/R). As sentenças e o ruído (fixo a 65 dB NA) foram apresentados monoauralmente, por fones auriculares, através da estratégia ascendente-descendente (Levitt & Rabiner, 1967). Os seguintes resultados foram obtidos: Grupo A: LRSS = 6,60 dB NA e S/R = - 3,94 dB NA; Grupo B: LRSS = 7,57 dB NA e S/R = -4,61 dB NA e Grupo C: LRSS = 10,43 dB NA e S/R = -1,54 dB NA. Verificou-se diferença estatisticamente significante entre o Grupo C e os dois demais grupos em ambos os aspectos avaliados. Concluiu-se que o nível sócio-cultural, independentemente do treinamento das habilidades auditivas por meio de prática musical precoce, pode afetar a habilidade de reconhecimento de fala.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

Mostrar registro simples