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dc.creatorPavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.creatorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.date.accessioned2020-02-06T15:02:42Z
dc.date.available2020-02-06T15:02:42Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationPAVÃO, Ana Cláudia Oliveira ... et al. Fundamentos da educação especial. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-260-1por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19505
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleFundamentos da educação especialpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA disciplina Fundamentos da Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem por objetivo compreender a produção dos fundamentos históricos e antropológicos da Educação Especial, as políticas públicas e marcos regulatórios que demarcam esse campo educacional, além de proporcionar ao discente conhecimentos sobre os sujeitos da aprendizagem e as práticas educativas nos processos de escolarização nos contextos da inclusão escolar. Dessa maneira, a Unidade 1, Fundamentos históricos e antropológicos: a produção do campo da educação especial possui dois subcapítulos. No primeiro, o discente irá estudar as concepções e processos do campo da Educação Especial. No segundo subcapítulo, será abordada a institucionalização dos sujeitos com deficiência ao longo da história, discorrendo sobre como foi produzida ao longo dos anos a concepção de deficiência. Nessa perspectiva, atentamos para a concepção de deficiência, que está atrelada à cultura, aos costumes e às crenças de cada período histórico. A Unidade 2, Políticas públicas e marcos regulatórios da educação especial é composta de duas subunidades, quais sejam, documentos internacionais e documentos nacionais. Decidimos escrever as duas subunidades em um texto único, haja vista que as políticas e os marcos regulatórios, em sua maioria, foram sendo desenvolvidos um em atendimento ou em complementação/regulação de outro. Por esse motivo, optamos por discorrer sobre os principais fatos que demarcam a área, obedecendo à ordem cronológica dos fatos, ao longo da história, iniciando pela Declaração dos Direitos Humanos, em 1948, e finalizando com a Lei da Pessoa com Deficiência, em 2015. A Unidade 3, Sujeitos da aprendizagem e práticas educativas no processo de escolarização tem como foco central refletir sobre as situações de aprendizagem e não-aprendizagem, considerando as diferentes condições dos sujeitos com necessidades educacionais especiais. Para finalizar o conteúdo, a Unidade 4, Processos de inclusão escolar abordará, em duas subunidades, o ensino colaborativo e práticas pedagógicas e possíveis flexibilizações curriculares nos processos de aprendizagem, ressaltando a importância do ensino colaborativo e das adequações curriculares para o sucesso da aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor


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