dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Gabeloni, Camila Correia | |
dc.date.accessioned | 2016-08-03T14:47:25Z | |
dc.date.available | 2016-08-03T14:47:25Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1950 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | With many difficulties that many professionals of education area find on inclusion of
students who have special needs, the development of that work becomes important
when the same gives motivation to graduate and to specialize teachers. That work
aims to collect many information departures from special education historic to
effective legislation, public politics aiming to help professional who works with special
students searching for social inclusion of them. Through collected bibliography it was
possible to conclude that many professionals have been had difficulties to work in
this area and it is really necessary to have a Educational Management system to
help them to continue studying and to develop specific courses to become them
more specialized. Those results must motivate and supply actions in other
universities to prepare better teachers to promote students inclusion with SEN
(Special Educational Needs) at universities that will help and become better the
graduation of future professional related to that subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusão educacional | por |
dc.subject | Alunos com necessidades especiais | por |
dc.title | Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores | por |
dc.title.alternative | Students with special needs inclusion: a reflection for the processes of teacher's graduation | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante da dificuldade que vários profissionais da área da educação encontram
na inclusão de alunos com necessidades especiais na rede escolar, é que o
desenvolvimento deste trabalho torna-se importante, quando este passa a incentivar
a formação continuada e especializada de professores. Este trabalho tem por
objetivo, reunir informações partindo do histórico da educação especial até à
legislação vigente e políticas públicas que visam contribuir para preparação dos
profissionais que trabalham com alunos especiais, buscando a inclusão social dos
mesmos. Através das bibliografias reunidas foi possível constatar que vários
profissionais sentem dificuldades para trabalharem nessa área e realmente há
necessidade de implantar uma gestão educacional que venha apoiar a educação
continuada e elaborar cursos voltados para especialização e capacitação dos
profissionais envolvidos. Estes resultados devem motivar e subsidiar ações em
outras instituições de ensino superior com vistas à preparação dos professores para
promover a inclusão dos alunos com NEE no âmbito universitário que,
conseqüentemente, contribuirão para melhorar a formação dos futuros profissionais
em relação a esta questão. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |